sábado, agosto 30, 2014

Vacinação contra o HPV começa segunda-feira

Foto: Reprodução
A partir desta segunda-feira (1/9), começa a segunda fase da Campanha Municipal de Vacinação Contra o Vírus HPV. Meninas entre 11 e 13 anos que foram imunizadas pela primeira vez em março já podem tomar a outra dose da vacina. Todos os postos do município, que contam com sala de vacinação, estarão ministrando as doses. Desde o início da campanha, 6.589 meninas foram imunizadas, o que representa 98,7% do público-alvo.

A coordenadora do setor de Epidemiologia, Elisabeth Wildberger, ressalta que a vacinação está entre as estratégias de prevenção mais utilizadas no combate ao câncer de colo de útero, assim como a detecção precoce com a realização do exame Papanicolau (conhecido como preventivo), o uso de preservativo e ações educativas.  A doença é a terceira causa de morte por neoplasias em Petrópolis. Representa cerca
de 9% das mortes.
O câncer de colo do útero manifesta-se normalmente a partir da faixa etária de 25 a 29 anos, aumentando seu risco até atingir o pico na faixa etária de 50 a 60 anos. A vacina que entrou para o calendário nacional de imunização é distribuída pelo Ministério da Saúde. Ela é quadrivalente, ou seja, previne contra quatro tipos do HPV que podem causar a doença.
Fonte:Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: