quarta-feira, agosto 20, 2014

Fiscais constatam crimes ambientais em Nogueira

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai denunciar ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) o despejo de pneus no Rio Piabanha, em Nogueira, pois, de acordo com informações, o objetivo era a retirada de areia. Este tipo de ação configura extração mineral, o que é proibido por lei, e o secretário Almir Schimid fará contato com o Inea para saber as providências que serão tomadas pelo Instituto.
Almir Schimidt disse que ontem os guardas do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) estiveram no local e constataram que os responsáveis pelo despejo dos pneus no rio estavam realizando a limpeza do local, conforme determinação da Secretaria de Meio Ambiente. O secretário disse que hoje o GPA voltará ao local para nova vistoria e para tomar as providências caso a limpeza não tenha sido concluído ou paralisada.
Para o secretário de Meio Ambiente, a ação foi rápida a partir do momento da denúncia e as medidas tomadas impediram a degradação ambiental do local. “Os guardas informaram que, na avaliação deles, não houve dano ao local, o que aconteceria se os responsáveis tivessem iniciado o trabalho de retirada de areia”, comentou o secretário.

De acordo com os dados apresentados pelos guardas, os pneus seriam usados para fazer muros para construção de locais planos na margem do rio, permitindo a retirada da areia e o depósito dela. Neste caso são crimes: a retirada de areia do rio sem autorização das autoridades e a construção de barragens no leito do rio com a utilização de pneus. 
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: