terça-feira, agosto 19, 2014

Vacina contra Hepatite A já está disponível em Petrópolis

Começou ontem a vacinação contra a Hepatite A em Petrópolis, juntamente com todo o estado do Rio, dando início ao novo calendário oficial de imunizações do Ministério da Saúde. Dessa forma, a vacina passa a ser disponibilizada de forma definitiva, em todos os postos de saúde do município, para crianças de 1 ano a 1 ano e 11 meses. A meta, de acordo com o governo do estado, é de imunizar 220.411 crianças. Dados da Coordenadoria de Epidemiologia, atualmente o município conta com cerca de 3.600 crianças na faixa etária recomendada para a vacinação. O objetivo é que 95% das crianças sejam vacinadas.

A coordenadora de Epidemiologia, Elisabeth Cavalcanti, explica que por não se tratar de uma campanha, a adesão, neste princípio não é tão sentida.

- Notamos que alguns postos tiveram procura, mas isso depende mais do funcionário, que oferece à mãe. Não está ainda havendo muita divulgação, pois estamos em época de eleições, quando não é permitido. Como também não se trata de uma campanha de vacinação, pois ela foi introduzida no calendário e deve permanecer, também não estamos fazendo um balanço tão acirrado. Somente ao final do mês é que devemos fazer um levantamento para saber quantas doses foram administradas, aponta Elisabeth.

Em Petrópolis, o número de notificações referentes à Hepatite A está em queda. Em 2007, foram 129 registros e no ano passado este número caiu para apenas oito casos. Entre 2007 e 2013 foram notificados no município 278 casos da doença. O estado do Rio recebeu, até o momento, 159.400 doses da vacina, e o Ministério da Saúde investiu R$ 111,1 milhões na compra de 5,6 milhões de doses.

Hepatite A é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus VHA que é transmitido por via oral-fecal ou através de alimentos e água contaminada. É muito importante tomar cuidados especiais com vegetais frescos e frutos do mar na hora da higienização. O vírus da hepatite A pode sobreviver por até quatro horas na pele das mãos e dos dedos, sendo também resistente a mudanças ambientais. A maioria dos casos da doença aparece em locais com problemas de saneamento básico.  Os sintomas comuns da doença são: febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas e vômito.

Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: