segunda-feira, agosto 04, 2014

Evento lembra valor da amamentação

Ontem foi o Dia Mundial da Amamentação e em Petrópolis a data será comemorada no próximo dia 9 de agosto, com o Mamaço Imperial. Trata-se de uma caminhada que parte da Casa Barão de Mauá, no Centro, e termina na Praça da Liberdade com diversas mães amamentando seus bebês. A iniciativa tem propósito de incentivar o aleitamento materno até os seis meses de vida da criança. 
O evento tem a concentração marcada às 10h. A expectativa é que um número entre 500 e 1 mil pessoas participem da caminhada, entre mães, crianças e até mesmo os homens. Para representar o evento, a cor laranja foi escolhida. 
“Fizemos um estudo e descobrimos que a cor amarela é ligada à mente e a vermelha ao coração. Se juntarmos as duas dá o laranja e a amamentação é isto: a doação de mente e coração para o bebê”, explica a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Jaques.
Apesar disso, o município não conta com um banco de leite público. O que existia no Hospital Alcides Carneiro (HAC) foi fechado e, desde então, só o do Hospital Unimed atende a toda demanda da cidade. A expectativa, no entanto, é que o banco do leite do HAC volte a funcionar após a obra que está sendo realizada no valor de R$ 6 milhões. 
No município, os bebês nascidos prematuros e que precisam ficar na Unidade de Tratamento  Neonatal são os que utilizam os leites doados, já que não podem ter contato com as mães, o que prejudica a alimentação da criança.
"A criança que nasce hoje tem previsão de chegar aos 100 anos. Para que isso ocorra são necessários cuidados no pré e no pós-natal, na prevenção de doenças, com boas condições de habitação e alimentação, que até os seis meses só deve ser o leite materno", explica o pediatra e diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Paulo César Guimarães. 
Atualmente, a campanha do Ministério da Saúde “Quando você doa leite materno, doa vida para o bebê e força para a mãe” tem como meta aumentar em 15% o volume de leite coletado em todo o país, ampliando o número de bebês beneficiados. Na campanha de 2013 foram 174.493 litros de leite coletados. 
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: