sábado, agosto 23, 2014

Mais de 700 flamenguistas já doaram sangue em campanha

Mais de 700 pessoas doaram desde o início da campanha. / Foto: Marco Oddone
A campanha de doação de sangue promovida pela Fla Petrópolis – grupo de torcedores flamenguistas – tem alcançado bons resultados. Desde o dia 11, quando a ação foi iniciada mais de 700 pessoas já marcaram presença no Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa. Até o dia 31 os torcedores do time podem comparecer ao local para ajudar com que a meta de 1 mil doações. 

Graças a campanha, o estoque do Banco de Sangue consegue se manter em níveis satisfatórios. A expectativa, no entanto, é que o número de doações continuem crescendo. “É uma inciativa bacana e saudável, porque as torcidas provocam umas as outras mas em prol de ajudar ao próximo. Sem dúvida tem feito diferente a competição realizada entre os times”, conta a captadora de sangue do HST, Márcia dos Santos Alves. 
Márcia se refere a competição criada entre os torcedores dos quatro grandes clubes do Rio de Janeiro: Flamengo, Botafogo, Vasco e Fluminense, que consiste, além da brincadeira entre os times, o ato de doar vidas. 
“Tudo começou com os torcedores do Botafogo, que resolveram se reunir para doar. Em seguida foram os flamenguistas que aderiram a ideia, seguido dos vascaínos e tricolores. A partir do dia 1º de setembro, os alvinegros devem lotar o banco de sangue”, conta Márcia. 
A última campanha realizada pelos flamenguistas em março deste ano, 503 torcedores compareceram para fazer a doação. Desta vez, 1.200 camisas foram confeccionadas e serão entregues aqueles que fizerem a sua parte. 
A campanha tem como padrinho o ex-jogador do time João Batista Nunes de Oliveira, o Nunes, que também vir à cidade para fazer a doação. Uma camisa autografada por ele foi disponibilizada para sorteio entre os doadores após o fim da campanha. 
“É muito importante termos essa campanha porque, como ela é contínua, e cada homem pode doar a cada três meses e mulheres, quatro, conseguimos manter um estoque favorável aqui. É importante isso, porque todo o sangue doado aqui é distribuído para toda a cidade. Estou muito feliz com essa inciativa”, contou Márcio.
Vale lembrar, que qualquer doador pode doar, independente da época do ano, mas é necessário ter entre 18 e 69, pesar mais de 50kg e estar com a saúde em dia. A orientação, é que o doador não ingira comida gordurosa, pelo menos, quatro horas antes da doação – não é necessário estar em jejum. O 
Banco de Sangue funciona todos os dias no HST, localizado à Rua Paulino Afonso 477, Centro, de 7h às 18h.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: