quinta-feira, agosto 14, 2014

Vereadores aprovam lei que proíbe ônibus de circularem sem cobrador

Aprovado na última terça-feira, em primeira votação, com 13 votos favoráveis, o projeto de lei que proíbe empresas de transporte coletivo de exigirem que motoristas exerçam dupla função volta a ser discutido pelos vereadores na próxima semana. Segundo o Sindicato dos Rodoviários, atualmente cerca de 90, dos 362 ônibus da frota de Petrópolis, já circulam sem o cobrador, situação que preocupa o presidente da Câmara de Petrópolis, Paulo Igor (PMDB), e os demais vereadores.
“Petrópolis tem ruas com muitas curvas, algumas vias são bastante estreitas ou íngremes. Não é seguro que o motorista, que já tem a responsabilidade de conduzir o coletivo, tenha também obrigação de receber a passagem e manusear o dinheiro para dar o troco. O motorista precisa estar com toda sua atenção voltada para o trânsito. A dupla função além de causar desemprego de quase mil rodoviários, coloca em risco as famílias petropolitanas. Temos a informação de que cerca de 40 linhas já circulam sem o cobrador. Temos que reverter essa situação”, diz o presidente da Câmara, Paulo Igor.
Entre os ônibus que já circulam sem cobrador em Petrópolis estão as linhas Caetitu e Bonfim. O Sindicato dos Rodoviários prevê que a profissão pode ser extinta até o fim do ano se nenhuma medida for tomada e considera importante a implementação do projeto de autoria do vereador Paulo Igor. “A catraca eletrônica está vindo com força total, mas por questão de segurança, a figura do cobrador é essencial. O Sindicato apoia toda iniciativa para reverter a situação. É importante que todas as linhas voltem a ter o cobrador”, diz Paulo Pacheco, diretor do Sindicato dos Rodoviários. 
 Durante a discussão ao projeto, na terça-feira, vereadores lembraram que a função do cobrador está incluída na planilha de custos das empresas e que, portanto, a garantia de continuidade dos empregos destes rodoviários não deverá refletir na tarifa de ônibus. “A Câmara está fazendo a sua parte, levantando esta discussão. As demissões estavam acontecendo sem alardes. Ninguém foi informado que havia tantas linhas circulando sem o cobrador. É muito importante debatermos este assunto, pois ele interfere na segurança não só de motoristas, mas de todas as famílias petropolitanas", finalizou Paulo Igor.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

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