“Petrópolis tem ruas com muitas curvas,
algumas vias são bastante estreitas ou íngremes. Não é seguro que o
motorista, que já tem a responsabilidade de conduzir o coletivo, tenha
também obrigação de receber a passagem e manusear o dinheiro para dar o
troco. O motorista precisa estar com toda sua atenção voltada para o
trânsito. A dupla função além de causar desemprego de quase mil
rodoviários, coloca em risco as famílias petropolitanas. Temos a
informação de que cerca de 40 linhas já circulam sem o cobrador. Temos
que reverter essa situação”, diz o presidente da Câmara, Paulo Igor.
Entre os ônibus que já circulam sem
cobrador em Petrópolis estão as linhas Caetitu e Bonfim. O Sindicato dos
Rodoviários prevê que a profissão pode ser extinta até o fim do ano se
nenhuma medida for tomada e considera importante a implementação do
projeto de autoria do vereador Paulo Igor. “A catraca eletrônica está
vindo com força total, mas por questão de segurança, a figura do
cobrador é essencial. O Sindicato apoia toda iniciativa para reverter a
situação. É importante que todas as linhas voltem a ter o cobrador”, diz
Paulo Pacheco, diretor do Sindicato dos Rodoviários.
Durante a discussão ao projeto, na
terça-feira, vereadores lembraram que a função do cobrador está incluída
na planilha de custos das empresas e que, portanto, a garantia de
continuidade dos empregos destes rodoviários não deverá refletir na
tarifa de ônibus. “A Câmara está fazendo a sua parte, levantando esta
discussão. As demissões estavam acontecendo sem alardes. Ninguém foi
informado que havia tantas linhas circulando sem o cobrador. É muito
importante debatermos este assunto, pois ele interfere na segurança não
só de motoristas, mas de todas as famílias petropolitanas", finalizou
Paulo Igor.
Fonte: Tribuna de Petrópolis
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