quarta-feira, agosto 06, 2014

Banco de Sangue busca doadores

Novamente o estoque do Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa é considerado crítico. Por isso uma nova campanha para aumentar o número de voluntários, está sendo realizada no espaço. Desta vez o movimento gira em torno do Dia dos Pais que será comemorado no próximo domingo. Como uma forma de estímulo todos os doadores desta semana irão concorrer a prêmios disponibilizados por lojas do Shopping Bauhaus. 
Outra medida que promete agradar os petropolitanos, são os descontos de 10% nas mercadorias de pelo menos duas lojas do local. Isso porque quem for doador e tiver um comprovante que será disponibilizado por funcionários do Banco de Sangue, poderá comprar os produtos por um preço mais baixo. A parceria visa incentivar esse ato de solidariedade e também as vendas. 
Cinco lojas confirmaram participação para disponibilizar prêmios até o fim da semana. Ingressos para o cinema, roupas, bolsas e até serviços para fazer as unhas dos pés e das mãos grátis em uma esmaltaria que funciona no shopping, já fazem parte dos benefícios que serão oferecidos. A medida visa melhorar o movimento de voluntários que caiu para menos da metade desde o encerramento da campanha do time do fluminense que acabou no dia 27 de julho. 
Para manter o estoque estabilizado é necessário que pelo menos 45 doações sejam feitas por dia. Nesta semana não foram contabilizadas nem 20 diariamente. O espaço precisa de todos os tipos sanguíneos, mas o A- e O- são os mais difíceis de se conseguir. “só de divulgarmos no facebook a parceria já notamos uma movimento melhor ontem apesar da chuva. Esperamos que isso aumenta gradativamente e consigamos segurar as pontas até a próxima campanha que é a do time do flamengo e está agendada para ser realizado do dia 11 a 31 de agosto”, ressaltou a captadora de doadores do hospital, Márcia dos Santos Alves.
De acordo com a gerente de marketing do shopping Bauhaus, Márcia da Silveira Julião, a parceria foi proposta por colaboradores do Banco de Sangue e recebida com muita alegria. “Inicialmente a ideia era mobilizar funcionários e lojistas para irem doar sangue, então pensei melhor e cheguei a conclusão que além de irmos colaborar deste forma, poderíamos incentivar o público a participar desse iniciativa também. Tenho conversado com os empresários e em apenas dois dias consegui muitas pessoas que farão parte dessa ação. O que é ótimo!”, contou animada. 
Devido a falta de doadores a instituição já foi obrigada a recorrer à outras cidades para conseguir atender a demanda do município. Segundo Márcia, o número crescente de acidentes tem Petrópolis tem feito com que o estoque de bolsas de sangue estejam sempre abaixo do ideal. “Os acidentes de moto lotam a UTI do hospital que recebe a maior parte dos casos. Sem contar os pacientes crônicos, como os hemofílicos, com câncer e anemia falciforme que precisam constantemente de transfusões”, informou.
O Banco de Sangue atende pacientes do Hospital Santa Teresa, assim como o Pronto Socorro, Unimed, Upas e o Pronto Socorro do Alto da Serra. O espaço funciona de domingo à domingo das 7h às 18h. Para doar basta ter entre 18 e 69 anos, aqueles que tem entre 16 e 17 precisam estar acompanhados dos responsáveis legais, pesar mais 50 kg e estar em boas condições de saúde. O voluntário deve levar também um documento de identificação com foto. Não é necessário estar em jejum, basta não ter ingerido comidas gordurosas antes da doação.
Para mais informações sobre a coleta e cuidados para poder se tornar um voluntário, basta ligar para o telefone: (24) 2245-2324.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: