O sistema de monitoramento dos
ônibus, feito pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans),
está em pleno funcionamento. Em uma sala que funciona na sede do órgão, na Rua
Alberto Torres, quatro telas mostram a localização exata de cada coletivo que
circula na cidade. Ao todo, são 398 ônibus, pertencente as cinco empresas que
atuam no município. O sistema, que começou a funcionar em julho, já permitiu,
por exemplo, o aumento do número de multas aplicadas a essas empresas. De julho
a outubro do ano passado, foram aplicadas 144. Este ano, o aumento foi de 80%.
No mesmo período, a CPTrans aplicou 259.
Os aparelhos GPS começaram a
ser instalados nos veículos no ano passado. Por meio deles, é que é possível
identificar onde cada ônibus está e a velocidade que está trafegando. Durante
todo o dia, funcionários da CPTrans monitoram, em tempo real, cada coletivo.
Eles são divididos por empresa, cada um, monitora uma. A Petro Ita é a que tem
o maior número de ônibus na cidade – são 116. Em seguida, a Turb, com 109. Já a
Expresso Brasileiro possui 87, a Cascatinha 50, e a São Luiz, 36. A ideia é que
o monitoramento passe a funcionar 24 horas por dia.
O presidente da CPTrans
Fernando Badia explicou que, por meio desse sistema, que funciona online, é possível
ajustar as operações e também ter uma referência ideal dos pontos de retenção
do trânsito por toda a acidade. O objetivo, segundo ele, é controlar e
racionalizar o sistema. “Antes se houvesse um problema em um local, tínhamos
que deslocar um fiscal para averiguar o que estava acontecendo. Hoje, sabemos
em tempo real o motivo e entramos em contato diretamente com a empresa
responsável para que solucione o problema”, disse, acrescentando que no caso de
ônibus quebrado, a empresa tem entre 15 e 30 minutos para substituí-lo
dependendo da distância.
Desde que o sistema foi
instalado, os principais problemas identificados foram: não realização de
viagens, quebra de ônibus e não cumprimento de horário.
Fernando Badia revelou ainda
que, em breve, os passageiros poderão ter acesso a localização dos ônibus em
toda a cidade, por meio de um aplicativo (app) de celular. Para isso, a CPTrans
já fez todo o georreferenciamento dos pontos e está providenciando a
documentação para enviar para a empresa responsável pelo app. Desta forma, o
passageiro vai saber quanto tempo falta para que o ônibus chegue aonde ele
está.
Fernando Badia afirmou ainda
que os petropolitanos podem ajudar a melhorar o sistema de transporte coletivo
na cidade, informando sobre os problemas identificados durante as viagens. Para
isso, devem entrar em contato pelo telefone 156 ou (24) 2237-1703.
Fonte: Tribuna de Petrópolis
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