sexta-feira, outubro 30, 2015

Sistema monitora ônibus em Petrópolis


O sistema de monitoramento dos ônibus, feito pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), está em pleno funcionamento. Em uma sala que funciona na sede do órgão, na Rua Alberto Torres, quatro telas mostram a localização exata de cada coletivo que circula na cidade. Ao todo, são 398 ônibus, pertencente as cinco empresas que atuam no município. O sistema, que começou a funcionar em julho, já permitiu, por exemplo, o aumento do número de multas aplicadas a essas empresas. De julho a outubro do ano passado, foram aplicadas 144. Este ano, o aumento foi de 80%. No mesmo período, a CPTrans aplicou 259.

Os aparelhos GPS começaram a ser instalados nos veículos no ano passado. Por meio deles, é que é possível identificar onde cada ônibus está e a velocidade que está trafegando. Durante todo o dia, funcionários da CPTrans monitoram, em tempo real, cada coletivo. Eles são divididos por empresa, cada um, monitora uma. A Petro Ita é a que tem o maior número de ônibus na cidade – são 116. Em seguida, a Turb, com 109. Já a Expresso Brasileiro possui 87, a Cascatinha 50, e a São Luiz, 36. A ideia é que o monitoramento passe a funcionar 24 horas por dia. 

O presidente da CPTrans Fernando Badia explicou que, por meio desse sistema, que funciona online, é possível ajustar as operações e também ter uma referência ideal dos pontos de retenção do trânsito por toda a acidade. O objetivo, segundo ele, é controlar e racionalizar o sistema. “Antes se houvesse um problema em um local, tínhamos que deslocar um fiscal para averiguar o que estava acontecendo. Hoje, sabemos em tempo real o motivo e entramos em contato diretamente com a empresa responsável para que solucione o problema”, disse, acrescentando que no caso de ônibus quebrado, a empresa tem entre 15 e 30 minutos para substituí-lo dependendo da distância. 

Desde que o sistema foi instalado, os principais problemas identificados foram: não realização de viagens, quebra de ônibus e não cumprimento de horário. 

Fernando Badia revelou ainda que, em breve, os passageiros poderão ter acesso a localização dos ônibus em toda a cidade, por meio de um aplicativo (app) de celular. Para isso, a CPTrans já fez todo o georreferenciamento dos pontos e está providenciando a documentação para enviar para a empresa responsável pelo app. Desta forma, o passageiro vai saber quanto tempo falta para que o ônibus chegue aonde ele está. 

Fernando Badia afirmou ainda que os petropolitanos podem ajudar a melhorar o sistema de transporte coletivo na cidade, informando sobre os problemas identificados durante as viagens. Para isso, devem entrar em contato pelo telefone 156 ou (24) 2237-1703. 

Fonte: Tribuna de Petrópolis

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