terça-feira, outubro 27, 2015

Polícia Militar apreende "chupa-cabras" em agências da cidade


A Polícia Militar realizou no último sábado uma operação que resultou na apreensão de três equipamentos conhecidos como "chupa-cabras" em três agências bancárias da Caixa Econômica Federal, duas localizadas na Rua do Imperador, no Centro, nos números 149 e 659 e uma no distrito de Itaipava, na Estrada União e Indústria, número 10.040. Na primeira unidade foram encontrados dois dispositivos instalados em dois terminais de autoatendimento do local. Na segunda e na terceira foram retirados equipamentos denominados como "pescador" de, pelo menos, três caixas eletrônicos.

De acordo com policiais da 105ªDP, o dispositivo "pescador" é composto por uma vara de metal presa com uma fita nos terminais e encaixada no compartimento onde caem os envelopes de depósito. Quando ela é retirada, uma espécie de fio puxa os depósitos que foram feitos. Os equipamentos apreendidos já foram encaminhados para a perícia e o Delegado da 105ªDP, onde o caso foi registrado, já solicitou as imagens de segurança dos estabelecimentos para tentar identificar os responsáveis pelo crime. As ações da PM foram realizadas das 13h às 14h20. 

"É importante ressaltar que os clientes dos bancos que perceberem que foram lesados compareçam à delegacia para fazer um registro de ocorrência e peçam ao banco que o valor depositado seja estornado", afirmou o Delegado Alexandre Ziehe.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários, Marcos Alvarenga, esse tipo de crime poderia ser evitado com a presença de seguranças nas agências durante o fim de semana. "Claro que não posso afirmar, mas é provável que esses equipamentos tenham sido instalados em algum fim de semana, quando não tem funcionários para vigiar os caixas eletrônicos. Acho que os vigilantes são necessários, principalmente, na parte da noite, pois é o único momento onde o movimento é menor e não há nenhum funcionário dentro das agências. Além disso, é um risco também para o cliente que vai fazer qualquer tipo de operação nesse horário sem que haja segurança", opinou.

Já segundo o diretor do Procon Petrópolis, Jorge Francis Badia, conhecido como “Fafá Badia, o crime pode estar relacionado à greve dos bancários, por não haver seguranças presentes em algumas agências. Ainda segundo ele, todos os usuários que foram lesados deverão ser ressarcidos pelo banco. "A vítima da fraude não precisa necessariamente fazer o B.O. ou ter o comprovante do depósito para exigir ser ressarcida. Isso porque o banco tem mecanismos, como as câmeras de vigilância, para identificar se a pessoa dentro daquele período de fato realizou algum procedimento no caixa. Além disso, basta procurar o Procon que nós daremos todo o suporte e se mesmo assim não for resolvido, encaminhamos o caso direto para o Judiciário. Claro que o B.O. ajuda, porém basta a vítima narrar os fatos. Aqui em Petrópolis recebemos muitos casos de fraude com relação aos cartões de crédito, saques em duplicidade e depósitos não acatados pelo próprio banco", explicou. 

Badia informou ainda que os bancos são responsáveis por qualquer coisa que acontecer com os clientes dentro das agências, desde uma queda até a assaltos e fraudes. "Quando não tem vigias, como ocorre nos fins de semana em algumas agências, o banco está assumindo um grande risco e terá que arcar com isso. Se o local oferece o serviço nos fins de semana, ele precisa oferecer também infraestrutura, caso contrário ele terá que pagar danos morais e materiais à vítima", disse. 

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: