sábado, outubro 03, 2015

Banco de sangue adere à campanha Outubro Rosa

Banco de Sangue Santa Teresa adere a partir da próxima terça-feira, oficialmente, ao Outubro Rosa, movimento popular internacionalmente conhecido para prevenção do câncer de mama e discussão sobre a importância do autoexame para o diagnóstico precoce desta que, se não tratada, é uma das doenças que mais matam no mundo. Em Petrópolis, as ações do Outubro Rosa são idealizadas e organizadas pela Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO).
Além de chamar a atenção para os exames de prevenção ao câncer de mama, de acordo com Alexandre Paladino, captador líder do Banco de Sangue Santa Teresa, ser parceiro nesta campanha também tem o objetivo de falar sobre a importância da doação e da transfusão de sangue, já que pacientes em tratamento em diversos tipos de câncer dependem disso como suporte e complemento para cura da doença. Os dois assuntos serão tratados e discutidos pelos próximos 30 dias na cidade.
A abertura oficial da campanha será na Praça D. Pedro, nesta terça-feira, com distribuição de panfletos sobre doação de sangue e prevenção do câncer. Ao longo de todo o mês haverá palestras, eventos e caminhadas em diversos pontos da cidade.
Que fatores aumentam o risco de ter câncer de mama?
Obesidade, reposição hormonal, não ter filhos, não amamentar, consumo de bebidas alcoólicas, histórico pessoal ou familiar de câncer de mama. A primeira mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos.

 Veja como é fácil doar sangue
Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável).
O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: