domingo, outubro 04, 2015

Bancários petropolitanos decidem por greve por tempo indeterminado

(Foto: Alexandre Carius / Tribuna de Petrópolis) 
Aline Rickly - Bancários petropolitanos decidiram entrar em greve a partir da meia-noite, do dia 6. A decisão aconteceu após a realização de uma assembleia, que aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, na noite de quinta-feira. A paralisação é por tempo indeterminado e vai paralisar as 37 agências que atuam na cidade, entre bancos públicos e privados. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Petrópolis ainda não foi definido se haverá rodízio de funcionamento das agências. Cerca de 80 funcionários participaram da Assembleia.

De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-Cut), os sindicatos de bancários de todo o Brasil rejeitaram a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na última sexta-feira (25). Ainda haverá novas assembleias no país para organizar o movimento. A Fenaban propôs aumento de 5,5% no salário, também na PLT e nos auxílios refeição, alimentação, creche e abono de R$ 2.500,00. A Contraf-Cut rejeitou as propostas dos bancos por considerá-las desrespeitosa. 
Para o presidente da Confederação Roberto von der Osten, um dos coordenadores do Comando Nacional dos Bancários, a atitude dos bancos é oportunista. “Justamente o setor que mais tem lucro no Brasil apresentou a pior proposta que os trabalhadores poderiam receber”, afirmou. “A resposta dos bancários não poderia ser outra senão greve. Exploração não tem perdão”, disse.
O presidente do Sindicato dos Bancários em Petrópolis, Marcos Alvarenga, explicou que apenas a parte interna das agências estarão fechadas, ou seja, os terminais de pronto atendimento funcionarão permitindo operações como saques, depósitos, compensações e pagamentos de conta antes do vencimento. Porém, ele diz que as pessoas que precisarem realizar procedimentos internos, como recebimentos de cartão, alterações na conta e pagamento de boletos, devem resolver na segunda-feira. Ele esclarece que as contas vencidas só poderão ser pagas após o término da greve. 
De acordo com a Contraf, o lucro líquido dos 5 maiores bancos atuantes no Brasil (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú-Unibanco e Santander), nos 6 primeiros meses do ano, atingiu a marca de R$ 36,1 bilhões, com crescimento de 27,4% em relação ao mesmo período do ano passado. 
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: