terça-feira, outubro 20, 2015

Estiagem afeta produtores rurais em Petrópolis


A estiagem já começou a afetar os produtores rurais de Petrópolis. De acordo com o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Produção, Leonardo Faver, ele e representantes da categoria se reuniram na última semana para conversar sobre o assunto. Apesar de não haver números exatos que apontem o cenário atual do setor, a diminuição da produção pode ter caído de 30% a 40%, situação que de acordo com o secretário pode mudar devido à previsão de chuva para os próximos dias.

Durante o encontro, Leonardo ressaltou questões como os procedimentos atuais de irrigação utilizados por grande parte dos produtores e as técnicas de manejo do solo para que haja uma menor perda de água. A previsão é de que com a diminuição da oferta os preços sofram pequenos reajustes nas feiras da cidade. Cerca de 800 produtores rurais estão concentrados nas regiões do Brejal (maior área produtiva), Itaipava, Secretário, Vale das Videiras, Caxambu, Bonfim e Taquaril.

“O produtor está acostumado com os riscos que acometem as plantações, mas deve se atualizar com relação às tecnologias para se adaptar à atual condição climática, que apesar de não poder ser controlada, não pode ser um fator que deixará todos os produtores à mercê da escassez de água ou das chuvas fortes, que também não são boas para a plantação”, disse Leonardo.

Em Corrêas, a produção de verduras, legumes e frutas onde Poliana Nogueira trabalha continua a todo vapor e ainda não falta água. “Na verdade, temos um poço artesiano muito grande e ele tem nos abastecido bem até o momento. Mesmo assim notamos que ele está mais vazio e como forma de prevenção temos irrigado as plantações apenas uma vez por dia e não três, como fazíamos. Como resultado, as verduras acabam não ficando tão macias, porém não podemos desperdiçar água”, disse. 

A vendedora afirmou ainda que diversos produtores do bairro Caxambu disseram estar sem água, porém ao ir ao local nenhum dos produtores rurais quis conceder entrevista à Tribuna de Petrópolis, e se mostraram assustados com a presença da equipe de reportagem. “Acredito que em um futuro próximo esses profissionais precisarão substituir seus equipamentos por métodos mais eficientes de irrigação e sair das técnicas convencionais para a de microgotejamento, que consome menos água”, afirmou o secretário.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: