domingo, outubro 18, 2015

Rota Cervejeira do RJ ganha cinco novas opções para degustar na Serra Imperial

As cervejarias Real, CazzeraDa CorteDuzé Imperatriz Bier, todas da cidade de Petrópolis, acabam de se integrar à Rota Cervejeira do Rio de Janeiro (www.rotacervejeirarj.com.br), que reúne atrações em várias cidades. Em cada uma delas o turista encontra uma experiência marcante, além do convívio com a natureza e com o patrimônio histórico da região.

As novas associadas vêm se juntar ao grupo de empresários da Região Serrana do estado que consolidou a Rota Cervejeira como novo destino de turismo e lazer.

Wagner Jorge, da Cervejaria Real, transformou um haras de cavalos puro sangue lusitano em uma estrutura completa de cervejaria, e em breve deve começar a receber grupos de visitantes na rústica fábrica, localizada no distrito de Itaipava.

"Temos 30 mil metros de área verde. Foi difícil mas tentamos manter as características artesanais e rústicas da cerveja e do local". A produção ainda não é engarrafada e se aproxima de 20 mil barris por mês, com capacidade para atingir 50 mil litros/mês.

A Cervejaria Duzé brinca com o nome de um dos sócios e o clima descontraído que uma boa cerveja deve acompanhar. “Afinal, quem não tem um amigo chamado Zé?", brinca o sócio José Renato. A marca atualmente conta com os rótulos Duzé Weiss e Duzé APA, e tem mais dois produtos chegando em breve.

A Imperatriz Bier começou com uma produção caseira e até o final de 2015 vai chegar a 2 mil litros de cerveja por mês. A Red Ale da marca já está sendo produzida e apreciada, e mais dois outros estilos logo estarão nas prateleiras em breve.

A Cervejaria Cazzera também fica no distrito de Itaipava. A marca começou com o trabalho de três amigos apaixonados por cozinha. "Decidimos criar cervejas tão requintadas quanto os melhores pratos de chefs.  A primeira receita, a Coisa Linda, é uma Dark Strong Ale que ficou mais de um ano em desenvolvimento, até estar perfeita", conta Mario Signorini. A Cazzera fabrica ainda uma IPA com o nome Cheia de Graça.

Ainda em Itaipava, a Cervejaria da Corte reúne cerca de 30 rótulos em seu brewpub, entre produtos próprios e de outras produções da região. O clima agradável e animado é acompanhado pelo rock n’ roll e deliciosos petiscos. A cervejaria oferece também cursos para o público geral e eventos de degustação de cerveja.

Fazem ainda parte da Rota Cervejeira RJ – Cerveja das Montanhas – produtores das cidades deTeresópolis, Nova Friburgo e Santa Maria Madalena. Para detalhes do roteiro e informações sobre como visitá-lo, o turista pode acessar o site www.rotacervejeirarj.com.br.

Cerveja – A produção e comercialização de cervejas movimenta 2% do PIB, o que faz do Brasil o terceiro maior mercado da bebida no mundo. Entre os nichos em expansão está o mercado de cervejas especiais e artesanais, que atrai um público com maior poder aquisitivo. Outras tendências que suportam os investimentos no novo roteiro estão a tendência de disseminação da cultura cervejeira e a sofisticação de consumo pela experiência gastronômica, além do aumento da população adulta e do interesse das mulheres por cerveja.
Sobre a Rota Cervejeira do RJ
Rota Cervejeira do Rio de Janeiro (www.rotacervejeirarj.com.br) reúne atrações em seis cidades da Serra Fluminense: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Santa Maria Madalena. Em cada uma delas o turista encontra uma experiência marcante, além do convívio com a natureza e com o patrimônio histórico da região.
Diário de Petrópolis 

Nenhum comentário: