quinta-feira, outubro 22, 2015

Operários da construção da nova subida da serra são demitidos


Quem passa diariamente pelos canteiros de obras da Nova Subida da Serra, na BR-040, já deve ter percebido que o número de trabalhadores nos locais onde estão sendo realizadas as intervenções reduziu significativamente. A Equipe da Tribuna de Petrópolis foi em alguns desses pontos e observou que as obras, apesar de continuarem, estão em em ritmo desacelerado. O motivo para esse cenário, que é diversos funcionários foram demitidos nos últimos seis meses. De acordo com o Siticomm, sindicato que representa a categoria, o número de operários caiu de 1.100 para 500. 

A situação é considerada crítica pelo sindicato, que se mostrou preocupado com a integridade física dos trabalhadores que ainda estão atuando nas intervenções. Segundo o diretor do Siticomm, José Ailton de Queiroz Souza, em encontro realizado com a empresa Triunfo, ela não foi clara com relação aos motivos das demissões, e disse apenas que a decisão estava ligada a crise econômica do país.

“A empresa está dispensando todo mundo! Mais da metade dos funcionários já foi demitida. A informação que tivemos é que eles vão continuar demitindo e só devem ficar com o pessoal da manutenção, voltando a contratar novamente apenas no mês de março de 2016, quando eles pretendem normalizar o andamento das obras. Mesmo assim a empresa não está sendo clara com relação ao que está acontecendo”, contou.

Um eletricista morador do município de Caxias, que trabalhava nas obras desde 2013 e foi dispensado nesta terça-feira, afirma que a empresa tem dito para os trabalhadores que está em contenção de despesas. “Ontem mandaram muito mais gente embora! Tiveram equipes inteiras que foram demitidas, incluindo os encarregados. Acredito que as obras irão atrasar consideravelmente, isso porque somando o emboque, desemboque e a janela é preciso que seja aberto um caminho de 4.700 metros e até o momento foram abertos no máximo 2.000 metros. Não vai ficar quase ninguém nos canteiros de obras”, disse o ex funcionário que preferiu não se identificar.

 

Concer afirma que construção da Nova Subida da Serra está em prosseguimento

De acordo com a Concer, concessionária que administra a rodovia, a Nova Subida da Serra está em prosseguimento, faltando complementar as obras de arte especiais (pontes, viadutos e passagens inferiores) e de contenção de encostas, concluir a duplicação das pistas e finalizar as escavações do novo túnel, com implantação do sistema operacional do mesmo. A partir da conclusão do túnel, será iniciado o lote 5, que consiste na ligação Bingen-Quitandinha. 

“Cabe ressaltar a complexidade do projeto, que está sendo executado em região de serra, com formação geológica variada e tendo ainda a exigência de se ter zelo redobrado com as áreas de proteção e preservação ambiental. As escavações do túnel também estão em pleno andamento, com quatro frentes simultâneas de trabalho que ocorrem no emboque, desemboque e na galeria de serviços, totalizando mais de 2 quilômetros de escavação. Um conjunto de 24 programas socioambientais está em execução, com foco na proteção da biodiversidade da região e atendimento às comunidades que vivem na área de influência da obra”, salientou.

Do que já foi executado, a Concer destacou a nova praça de pedágio implantada no km 102, Duque de Caxias, em meados de 2014, que substituiu o antigo complexo existente no km 104. Além da praça, o novo sistema viário de Xerém – parcialmente concluído na mesma ocasião – também facilitou o acesso à região. A meta desse sistema viário, quando estiver concluído, é separar o tráfego local do tráfego de longa distância, ampliando a margem de segurança viária do trecho. Também já foram executadas parte das obras de duplicação de pista, de contenção de encostas e de implantação e alargamento de pontes, viadutos e passagens inferiores.

Aos usuários da rodovia, a Concer reforçou a recomendação de que entrem em contato com um dos canais de comunicação da Concer e se informem sobre as condições de trânsito, evitando os horários de desmontes de rocha ou de pico, principalmente no trecho sob intervenção, que apresenta interdições parciais de faixas e acostamentos.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

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