sexta-feira, outubro 16, 2015

Após campanha, cai o número de doadores de sangue


O estoque de sangue do Hospital Santa Teresa (HST) diminuiu drasticamente este mês por não ter sido realizada nenhuma campanha de arrecadação dos times. No último mês, a campanha Raça Amor e Sangue, que teve o apoio da FlaPetropolis, foi campeã em arrecadações e bateu recorde entre as mobilizações que envolvem as torcidas cariocas. O problema é que se não for oferecido um brinde, o grande número de doadores não comparece e o número de bolsas caem. O estoque abastece todos os hospitais da cidade de Petrópolis. 

Para o estoque estar bem abastecido é preciso a captação de 60 bolsas por dia e atualmente o Banco está recebendo apenas 30, o que corresponde a uma média de 40 a 45 comparecimentos. Cada voluntário dispõe de 470ml de sangue, que é captado em uma média de 8 minutos. As mulheres podem doar a cada 4 meses e os homens a cada 3 meses. 

Na de hoje, pela segunda vez, a professora Elisabete Thess doou sangue incentivada pelo filho de 22 anos, Vitor Thess Lindemberg, e contou ter recebido um SMS do Banco com a mensagem de que já poderia ser feita outra doação. “Fui informada  por meio da mensagem de que já poderia doar novamente. Comecei a doar por estímulo do meu filho, que é doador”, diz.

Orgulhosa de contar sobre a iniciativa de Victor, ela falou que o filho é escoteiro e tem a missão de ajudar o próximo. “Eles estão sempre envolvidos em ações mobilizadoras e as pessoas precisam de conscientização. A doação faz bem até para a saúde”, conta.

O captador de doadores, Alexandre Paladino, atribuiu a redução do estoque a nenhuma campanha ter sido realizada neste mês e disse que para mobilizar os voluntários a equipe tem buscado reforço nas empresas da cidade. “As pessoas querem sempre ganhar algo em troca e este mês não houve nenhuma campanha com camisetas de brinde. Para convocar as pessoas temos feito palestras de conscientização nas empresas a fim de conseguir uma captação maior”, conta.

Alexandre contou que uma bolsa pode salvar até quatro vidas e ainda disse que quando há acidentes que geram uma comoção pública o estoque aumenta bastante, porém poucos que utilizam o estoque contribuem com a reposição. Como foi há dois meses quando uma menina se acidentou no bairro Independência. “Ela precisou de mais de 300 bolsas e na ocasião muitos amigos participaram, porém apenas 19% fazem a reposição”, afirma. 

Segundo Alexandre, o sangue captado também é útil para os pacientes oncológicos ou com anemia falciforme, que apresentam pouca imunidade e como consequência podem desenvolver anemias. Para isso, o Banco se sangue se aliou à Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO) e até o fim deste mês serão realizadas palestras. “Estamos buscando no RH das empresas a liberação dos funcionários para que possam comparecer e ajudar”, diz.

O captador ainda lembrou que a Lei Municipal N°5.969, de 15/05/2003, dá incentivo aos doadores como o desconto de 50% no valor de ingressos de eventos promovidos pela prefeitura, o direito à primeira hora de gratuidade em estacionamentos rotativos públicos municipais e permissão para utilizar a fila preferencial. Para garantir os benefícios basta apresentar a carteira de doador, com o documento de identificação com foto. 

Alexandre esclareceu que pessoas com tatuagens e piercings podem sim serem doadoras, com a ressalva de que tenham sido adquiridos com o tempo de um ano. Os pré-requisitos para ser um doador devem atender regras simples como: pesar mais de 50 quilos; estar em boas condições de saúde; não é necessário estar em jejum; após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos aguardar 3h; apresentar um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, etc); ter entre 16 e 69 anos (menores com autorização e presença dos pais) e a equipe deve ser consultada em caso de diabetes, hipertensão e/ou uso de medicamentos. 

O atendimento no Banco de Sangue é diário no período das 7h às 18h e para mais informações quanto a organização de grupos ou palestras a equipe se coloca à disposição para fazer a conscientização. O contato pode ser feito pelos telefones 2245-2324/ 99269-4355 e o Banco fica na rua Paulino Afonso, 477, Bingen, Térreo, no Hospital Santa Teresa.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: