quarta-feira, outubro 28, 2015

Cenário do abastecimento de água é melhor do que há 15 dias


A queda nas temperaturas nos últimos dias diminuiu a falta de água em algumas localidades de Petrópolis. Apesar do problema ainda ser uma realidade, e por isso precisar ser tratado com consciência pela população, evitando-se o desperdício, a empresa Águas do Imperador informou que o cenário do abastecimento é melhor do que há 15 dias, assemelhando-se a uma estiagem regular, ou seja, embora a falta de chuvas persista, por ora, a situação crítica em relação ao abastecimento está contornada.

Ainda de acordo com a concessionária, com a queda de temperatura registrada nos últimos dias e uma pequena elevação no nível dos mananciais da região do Caxambu, os reservatórios do sistema Centro estão com níveis plenos, o que permite que água seja exportada para outros sistemas da cidade.

Contudo, as áreas abastecidas pelo manancial de Vargem Grande (Quitandinha, Bingen, Valparaiso e da Barão do Rio Branco ao Carangola) - onde não houve elevação do nível, mas também não houve diminuição em relação aos últimas dias - ainda podem enfrentar intermitência no abastecimento.

“A empresa continua desenvolvendo ações para reduzir os efeitos da estiagem, como instalação de reservatórios móveis e perfuração de novos poços, além de disponibilizar 11 caminhões-pipa, que circulam em horário ampliado, entre outros planos estratégicos para otimizar o abastecimento”, salientou. 

Para que a situação melhore ainda mais é preciso que todos colaborem. Por isso vale ressaltar que é possível economizar água deixando de varrer as calçadas, deixando as louças de molho para facilitar na hora da lavagem, utilizar o nível máximo das máquinas de lavar, evitando que um número maior e desnecessário de lavagens ocorra, diminuir o tempo dos banhos, não lavar carros, muito menor utilizando mangueiras, reutilizar a água da máquina para limpar pisos, do banho para dar descarga e a usada para lavar alimentos para regar plantas.

 

Previsão do tempo é animadora

 

Levando em conta os diversos problemas que vem ocorrendo devido a falta de água na cidade e em diversas regiões do país, a previsão do tempo até a próxima quarta-feira dia 4 de novembro é positiva. Isso porque há previsão de chuva para quase todos os dias, com exceção apenas desta sexta-feira dia 30 de outubro. 

Amanhã, de acordo com o Clima Tempo deve chover na cidade cerca de 40mm, quantidade que só será batida no domingo, quando a precisão é que chova 49mm. Por isso quem pretende aproveitar o feriado prolongado do Dia de Finados, deve preparar as malas sem esquecer do guarda-chuva. 

 

Saiba mais 

 

Na tentativa de atenuar os problemas com a estiagem, a Águas do Imperador desenvolveu ações para conseguir disponibilizar mais água para a população. No Alcobacinha, por exemplo, que já foi considerada uma das regiões mais críticas, a concessionária instalou um reservatório móvel (caminhão-tanque) de 30 mil litros, na Rua João de Farias, no Itamarati, para reforço do abastecimento. No Parque São Vicente, Quitandinha, também foi instalado mais um reservatório, disponibilizando 10 mil litros de água para a região. Ambos os tanques estão sendo abastecidos por meio de caminhões-pipa. Além disso, a empresa está identificando e ativando poços para captação de água e otimizando os sistemas de bombeamento: foi ativado um poço em Cascatinha e estão sendo perfurados poços em Vista Alegre, em Araras.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: