sábado, outubro 18, 2014

Força Aérea Brasileira envia aeronave para ajudar nas ações de combate aos focos de incêndio

O trabalho de combate às queimadas que assolam a região de Itaipava, em Petrópolis, continua intenso, mas o número de registos de focos diminuiu. O ponto mais crítico continua sendo na área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), já que o local é de difícil acesso e também perigoso. A área destruída já chegou a 3 mil hectares de mata e vegetação e o efetivo de bombeiros militares e brigadistas continua alto, com 146 homens atuando diretamente no combate.
Segundo o comandante dos Bombeiros da Área Serrana, Roberto Robadey, poucos novos focos de incêndios foram registrados, mas os combatentes continuam atuando principalmente em áreas onde o fogo está próximo a residências, como Secretário e Pedro do Rio. O trabalho ontem foi realizado com auxílio de três helicópteros.
“O fogo se alastra muito rapidamente, com o tempo muito quente e o mato seco fica ainda mais difícil conter todos os focos. Mas as equipes permanecem nos pontos, e temos efetivo para ser encaminhado para novos focos. O auxílio das aeronaves é de extrema importância para o trabalho nos locais mais complicados no acesso, como no Parque Nacional”, disse o coronel Robadey.
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), já teve 600 hectares de área destruída e o acesso aos locais onde acontece o incêndio é muito complicado e precisa ser feito por especialistas na área da Mata Atlântica. São mais de quatro horas de caminha e ainda envolvem riscos com o tipo de vegetação, como no caso de bromélias nativas da área, que caindo podem causar riscos aos socorristas. O combate ao fogo está sendo realizado por 51 brigadistas do próprio parque com auxílio de bombeiros e uma aeronave.

Fogo chega próximo a residências
O local onde mais militares estão deslocados para combate ao fogo é a região de Pedro do Rio, onde o incêndio florestal avança rapidamente e está próximo a residências. Segundo moradores, o foco teve início na madrugada de ontem e ainda não foi extinto. 
“É uma queimada muito grande que teve início próximo ao condomínio Alto Pegado e se alastrou desde então. O fogo está se espalhando muito rapidamente e os moradores já estão receosos com suas casas. Sem contar com a fumaça que tomou praticamente todo o céu”, disse Rotiana Gonçalves, moradora da localidade.

Ministério da Defesa envia aeronaves para combater incêndios
O Ministério da Defesa está enviando dois helicópteros (um da Marinha e outro do Exército), equipados 
com o “bambi bucket”, para ações de combate aos focos de incêndio na região serrana. As aeronaves atendem ao pedido da Defesa Civil do governo fluminense encaminhado ao Ministério da Integração Nacional, por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres. “São aeronaves disponíveis no momento. Trabalhamos com a possibilidade de envio de um avião Hércules C-130”, informou o brigadeiro Carlos Eurico Peclat dos Santos, vice-chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa.
De acordo com o brigadeiro Peclat, o Ministério receberá o monitoramento constante sobre a situação na região e, dependendo da necessidade, as Forças Armadas poderão enviar mais aeronaves para apoio ao combate ao incêndio.
Ontem, o helicóptero da Marinha foi deslocado para o local. A aeronave do Exército estará disponível já a partir de amanhã. A participação do Hércules C-130 está sendo acertada com a Força Aérea Brasileira (FAB). O avião foi empregado recentemente em apoio ao governo do Chile, país sul-americano que enfrentou problemas de incêndio este ano. A aeronave é equipada para o transporte e lançamento de até 12 mil litros de água por sobrevoo. 
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: