A empresa de ônibus Única/Fácil reafirmou ontem, durante uma reunião
Extraordinária da Frente Pró-Petrópolis (FPP), que não vai utilizar o
túnel de 5 quilômetros da nova subida da serra, que está sendo
construído pela Concer. O motivo, segundo o engenheiro da empresa, Luiz
Vinhaes Assumpção, é por ser mais confortável para o passageiro que a
empresa continue fazendo o mesmo trajeto, que é feito atualmente, sem
interferir na rotina da população. Ao todo, 72 coletivos da Única/Fácil
sobem e descem todos os dias, transportando, em média, 4 mil
petropolitanos.
Durante a reunião, Luiz afirmou que no último encontro, entre a
empresa e a Concer, algumas mudanças no projeto original da nova pista
de subida da serra foram anunciadas, como a manutenção das duas
entradas: Bingen e Quitandinha. Além disso, o engenheiro também revelou
que serão criados dois pedágios (o atual e mais um), de forma que, tanto
quem trafegue pela nova subida quanto pela antiga (que irá se tornar
uma estrada parque) pague a tarifa. A ideia é que os preços sejam
diferenciados. Segundo o engenheiro, o projeto atual atende Petrópolis
em todos os detalhes. Para Philippe Guédon, coordenador da FPP, esta
notícia elimina a preocupação a respeito da possível sobrecarga que
seria gerada na Rua Bingen, com o trânsito da nova pista sendo
descarregado na localidade. “O que percebemos e que não sabíamos é que
houve alterações profundas e sadias”, disse.
Já sobre a questão da segurança dentro do túnel, o engenheiro da
Única declarou que, no país, a legislação não proíbe transporte de
cargas perigosas em túneis e esta é uma grande preocupação. “Quem
garante que um caminhão-tanque não vai explodir lá dentro?”, questionou,
acrescentando que, no projeto de segurança, feito por um italiano,
constam aparatos como ventilação, saídas de emergência e inovação no
plano de contingência. “O túnel é um elemento extremamente perigoso, que
pode ser construído da forma mais correta e mesmo assim registrar
acidentes”, observou.
Um dos motivos de preocupação do engenheiro é porque, atualmente, na
pista de subida da serra, os carros da Única já sofrem com a falta de
segurança. “Por mês trocamos de 6 a 10 para-brisas que são quebrados por
pedradas. Já tivemos passageiro e motorista feridos por causa desta
situação”, declarou.
Luiz também relembrou que, onde está sendo construído o túnel, existe
um aquífero raro de 1,5 bilhão de anos e que não há um mapeamento
adequado sobre ele. “É preocupante porque não sabemos onde é que vão
furar e existe um alto risco de contaminação daquela água. É preciso
mitigar os impactos e criar soluções duradouras”, reforçou.
Luiz também criticou a fiscalização da Agência Nacional de
Transportes Terrestres (ANTT) que, na opinião dele, é inexistente para
as edificações em estradas.
Por sua vez, Guédon ressaltou a ausência do governo municipal frente a
estas questões que afetarão profundamente a cidade. “O poder executivo
não vai às audiências, não representa a população e não se interessa
pelos impactos que serão gerados para a cidade com a nova pista de
subida da serra”, salientou.
Única/Fácil defende BRTs e integração total em Petrópolis
Durante a reunião, Luiz Vinhaes defendeu a criação de BRTs para a
cidade. BRTs, sigla que significa Transporte Rápido por Ônibus, são
transportes articulados que trafegam em corredores exclusivos e
funcionam como uma alternativa de viagem mais rápida para os usuários.
Na opinião dele, a BRT criaria um corredor entre os Terminais do Centro e
de Itaipava com a Rodoviária do Bingen. Além disso, interligaria também
o Quitandinha com o Bingen. “Seria uma forma de agilizar as viagens.
Mas, para isso, é importante conscientizar a população a deixar o carro
em casa. Atualmente, Petrópolis tem cerca de 155 mil veículos
licenciados e é preciso pensar a cidade de outra forma”, disse,
sugerindo também como soluções para melhora da mobilidade urbana a
alteração nos horários de entrada e saída de escolas, do comércio e dos
bancos.
Fonte: Tribuna de Petrópolis
quinta-feira, outubro 16, 2014
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