sexta-feira, outubro 17, 2014

Chamas avançam para parte alta do Parque Nacional

As queimadas que atingem a cidade há mais de uma semana já destruíram quase 600 hectares de Mata Atlântica no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), em Petrópolis. Uma área equivalente há quase 600 campos de futebol foi devastada. As chamas, que começaram no bairro Calembe, em Nogueira, há dez dias, alastram-se para a parte mais alta das montanhas, bem próximo às trilhas. A travessia Petrópolis x Teresópolis, por dentro do Parque – que conta com atrativos como a Pedra do Sino, em Teresópolis, e o Morro do Açu, em Petrópolis – está fechada desde quarta-feira (15).
Cerca de 37 brigadistas do ICM-Bio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e do Ibama foram lançados na mata, na tarde de ontem, por meio de aeronaves do Corpo de Bombeiros, atuando durante toda a noite no enfrentamento às queimadas.
Muitos animais foram encontrados carbonizados. Ainda não há um balanço oficial com as perdas. Desde domingo, um ouriço cacheiro e uma paca foram resgatados e levados para a sede do ICM-Bio, em Teresópolis. A paca não resistiu aos ferimentos e morreu. Já o ouriço está sendo tratado pelo projeto Fauna Viva, no local.
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que abrange os municípios de Petrópolis, Teresópolis, Magé e Guapimirim, é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral administrada pelo ICM-Bio. O Parque tem uma área de 110km, o equivalente a mais de 20 mil campos de futebol, e abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies que só existem nessa região.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: