sexta-feira, outubro 24, 2014

Campanha do HST faz doações para a APPO

O banco de sangue do Hospital Santa Teresa está com uma nova campanha de doação. Desta vez os voluntários que fizerem parte da iniciativa estarão auxiliando a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos. Isso porque as pessoas que estão em tratamento, por diversas vezes precisam de transfusões devido a radio e quimioterapia, que eliminam as células cancerígenas, mas também afetam as células saudáveis, inclusive as sanguíneas, que podem ser eliminadas nestas terapias. 
Para ajudar a dona de casa e vitoriosa Cassia Nilse dos Santos Hammes está organizando a ação, já que por ter tido câncer não pode mais ser doadora. A campanha começou no dia 17 e segue até o dia 30 deste mês. A medida faz parte do calendário do Outubro Rosa e tem mobilizado alguns petropolitanos, apesar disso captadora de doadores do hospital, Márcia dos Santos Alves, afirma que a quantidade de colaboradores ainda está reduzida.
Esta já é a terceira campanha promovida por Cassia, que conta só ter percebido a importância da doação depois que ficou doente. “A gente sempre acha que as coisas só vão acontecer com os outros, e quando ocorrem conosco percebemos o quanto não damos atenção para assuntos essenciais. Eu tive câncer baço e na época quase precisei de uma transfusão e como sou O+ sempre existe uma certa dificuldade que só foi percebida por mim naquele dia. Foi um período muito difícil não só pela doença, mas porque tenho alergia aos remédios que a combatem. Mas essa fase difícil fez com que eu enxergasse o valor de atitudes como doar sangue. Como não posso mais colaborar dessa forma, me dedico hoje as ações que conseguem novos doadores”, relatou emocionada.
Aos 62 anos a voluntária revela ainda o medo dos exames que precisam ser feitos a cada seis meses. “Nós só temos a resposta de estarmos de fato curados do câncer depois de cinco anos. Já estou há quatro muito bem, mesmo assim é sempre uma tensão esperar pelo resultado dos exames e ajudar o próximo é uma das coisas que e auxiliam muito a passar por essa fase”, contou.
De acordo com Márcia dos Santos a colaboração de Cássia tem sido fundamental. “Ela é uma pessoal muito especial para nós do Banco de Sangue. É importante que as pessoas saibam que os tratamentos contra o câncer, deixam os pacientes debilitados e expostos a maior risco de sangramentos, e muitos deles precisam de transfusões de sangue continuamente, que é o suporte fundamental e complementar para ter um tratamento seguro e também uma boa recuperação”, explicou a captadora.
O Banco de Sangue atende pacientes do Hospital Santa Teresa, assim como o Pronto Socorro, Unimed, Upas e o Pronto Socorro do Alto da Serra. O espaço funciona de domingo à domingo das 7h às 18h. Para doar basta ter entre 18 e 69 anos, aqueles que tem entre 16 e 17 precisam estar acompanhados dos responsáveis legais, pesar mais 50 kg e estar em boas condições de saúde. O voluntário deve levar também um documento de identificação com foto. Não é necessário estar de jejum, basta não ter ingerido comidas gordurosas antes da doação. Para mais informações sobre a coleta e cuidados para poder se tornar um voluntário, basta ligar para o telefone: (24) 2245-2324.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: