quarta-feira, outubro 22, 2014

Desmatamento ameaça área de proteção na Fazenda Inglesa

Moradores do bairro Fazenda Inglesa denunciaram à Tribuna de Petrópolis um desmatamento em Área de Proteção Ambiental (APA). No local, um posseiro tenta vender lotes em meio à vegetação densa a preços irrisórios. Desde o início do ano, uma pequena parte já foi desmatada e o loteamento do restante já está sendo feito.
Segundo um dos moradores, Marco Antônio Machado, o homem morava próximo ao local onde foi desmatado e se apossou da área ao lado. Um espaço com árvores e vegetação foi desmatado e no início do ano vendido por uma quantia irrisória, na época cerca de R$ 5 mil. Uma mina de água que descia do local foi prejudicada e acabou secando.
“Ele desmatou a área e vendeu. Na época ficamos preocupados que ele entrasse mais na mata e cercamos. Mas não foi o suficiente, pois nesta semana pegamos ele aqui na rua negociando uma área para dentro da vegetação por cerca de R$ 2 mil. Eles entraram por dentro do terreno dele para que não víssemos a movimentação”, lamentou o morador.
Segundo Anderson Mansur, outro morador, na última quinta-feira, dia 16, período de grande estiagem e muitos incêndios em locais distintos da cidade, o homem ateou fogo no local para tentar fazer com que a queimada se alastrasse e destruísse a vegetação.
“Outros moradores chegaram a vê-lo correndo do local após atear fogo. A sorte foi que vimos logo no início e conseguimos conter, mas chegou a destruir uma parte razoável. Queremos que as autoridades tomem alguma providência para evitar que toda esta área de preservação seja destruída. E depois que uma casa for construída não vai ter mais como segurar, de uma evolui para 10”, disse Anderson.
Segundo o morador, foi solicitada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), através de correio eletrônico, a colocação de placas avisando que a área é de proteção ambiental para afugentar possíveis “compradores” dos lotes, mas até hoje não houve uma resposta. Eles aguardam ainda a fiscalização através dos órgãos competentes para evitar o desmatamento da região.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: