terça-feira, outubro 21, 2014

Estiagem: mananciais estão secos

falta de chuva na região serrana já reflete no volume de água das reservas e poços de Petrópolis. Dois pontos muito visitados durante o verão, o poço do Bonfim e o poço do Caxambu, perto do reservatório, já registram uma queda brusca no volume de água. Ainda assim, os locais ainda recebem muitos visitantes nos finais de semana.
De acordo com a Concessionária Águas do Imperador, o registro é de 25% de queda na capacitação do volume nos mananciais. O processo utilizado pela empresa nessa época do ano é o de usar dois sistemas alternativos, o Rio da Cidade e o Ponte de Ferro, que acrescentam um volume de 30% aos reservatórios. Ainda assim, a empresa afirma que poucos pontos, localizados nos locais mais mais altos foram afetados pela falta de água. Mas, esses problemas pontuais estão sendo resolvidos com pipas d'água. A empresa salienta que é necessário fazer o uso adequado e consciente da água, principalmente nessa época de estiagem.
No poço do Caxambu, as chuvas fortes não caem há mais de um mês, o que provocou uma paisagem inusitada: as pedras estão descobertas onde há anos descia uma grande cachoeira, formada pelo excesso do reservatório. Para Denise Goulart, 42 anos, agricultora, que mora ao lado do reservatório do caxambu, a situação é preocupante.
“A água sumiu e as queimadas estão aparecendo com mais frequência nesse ano. Como cultivo hortências, não estamos sentindo tanto a falta de água por causa do sereno, que nos ajuda muito à noite, mas, ainda assim, estamos preocupados porque se não chover, não sei como a nossa localidade vai ficar”, conta.
Apesar da diminuição nos pontos de lazer do poço, a queda no movimento ainda não aconteceu. “Nos finais de semana aparecem mais de cinquenta pessoas por aqui. Está muito quente e a região é conhecida pelos poços. O que nos deixa triste e preocupados é quantidade de lixo que as pessoas largam aqui. Meu marido limpa, mas, não melhora a situação”.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: