domingo, outubro 05, 2014

Eleição: saiba as regras na hora de votar e o que funcionará em Petrópolis neste domingo

Votação é neste domingo. / Foto: Reprodução
A rotina da cidade será alterada amanhã em função da eleição para deputado estadual e federal, senador, governador e presidente. As zonas eleitorais do município funcionam a partir das 8h e a votação segue até as 17h. Só é permitida a votação depois desse horário caso o eleitor esteja em fila, aguardando a sua vez para votar.

Quanto aos documentos que devem ser levados, além do título de eleitor também é preciso entregar um documento com foto, que pode ser RG, carteira de habilitação, passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista, entre outros. Vale destacar que o título de eleitor não é um documento obrigatório, embora seja nele que conste a zona e a seção do eleitor. Portanto, não é um motivo para faltar no dia da votação.
O eleitor também pode levar uma 'colinha' com os números dos candidatos. A própria Justiça Eleitoral recomenda a prática para que não haja dúvida sobre o número dos candidatos escolhidos na hora de votar. Vale lembrar que a ordem de votação é deputado estadual, com cinco números; depois deputado federal, com quatro; senador, com três; governador e presidente, ambos com dois dígitos. 
Aqueles que não votam no município devem justificar sua ausência por meio do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), que pode ser obtido nos cartórios eleitorais, nos postos de atendimento ao eleitor e no site do TSE. Após preencher o documento, é só levar em qualquer um dos locais destinados ao recebimento do RJE. Caso o eleitor não entregue o requerimento, deve apresentá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, por via postal, ao juiz da zona eleitoral onde é inscrito em até 60 dias após cada turno da votação.
Além disso, os eleitores que têm algum tipo de deficiência ou com mobilidade reduzida, mesmo que não pedido, poderão contar com o auxílio de uma pessoa de sua confiança no momento da votação, caso o presidente da mesa receptora de votos verifique que é necessário. Neste caso, uma segunda pessoa está autorizada a ingressar na cabine, podendo, inclusive, digitar os números na urna, desde que não esteja em serviço para a Justiça Eleitoral ou partido político. Eles também têm preferência para votar, mas é respeitada a seguinte ordem: candidatos, juízes eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral, promotores eleitorais, policiais militares em serviço, eleitores com mais de 60 anos, enfermos, eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida e, por fim, mulheres grávidas e lactantes. 
Celulares, tablets, câmeras fotográficas e filmadoras estão proibidos na cabine de votação. O TSE proibiu a utilização de qualquer eletrônico que possa registrar a votação feita pelo eleitor. Na hora de votar, os mesários e presidentes de mesa irão recolher o material e devolver ao final da votação. 
Veja os serviços que funcionam neste domingo: 
Policiamento: Neste domingo haverá aumento de 9,65% do efetivo da cidade. Além dos 404 policiais militares que integram o 26º Batalhão da Polícia Militar, a unidade terá o reforço de outros 39 PMs do Rio. A Guarda Civil Municipal estará com equipes de apoio ao trânsito e parte em apoio ao TRE. 
Saúde: As urgências dos hospitais Nelson de Sá Earp e Alto da Serra funcionam normalmente, assim como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro e de Cascatinha. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil funcionará normalmente.
Comércio: Como de praxe, o comércio no Centro da cidade não funcionará nesta data. Já nos distritos funcionará normalmente. Pelo acordo, os profissionais trabalharão em esquema de rodízio para que seja possível votar. Supermercados funcionarão normalmente. Já as farmácias não foram definidas. A abertura dependerá da decisão de cada empresário. 
Ônibus: Quem precisa utilizar os ônibus deve ficar atento, já que o funcionamento acontecerá como em todos os domingos, ou seja, com redução da frota. Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro), fiscais verificarão a demanda para, caso haja necessidade, mais ônibus sejam disponibilizados.
Pontos turísticos: Todos os pontos turísticos administrados pela Fundação de Cultura e Turismo (Museu Casa de Santos Dumont, Museu Casa do Colono, Palácio de Cristal, Centro de Cultural Raul de Leoni e Centro Cultural Estação de Nogueira) e os Centros de Informação Turística estarão fechados. O Museu Imperial, por se tratar de um polo de votação, também não estará com as portas abertas. O Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, funcionará normalmente.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: