quarta-feira, outubro 29, 2014

Moradores impedem fechamento de acesso na BR-040

Na manhã desta terça-feira oito famílias impediram que funcionários da Concer, concessionária que administra a BR-040, fechassem parte de uma rua que dá acesso a Comunidade São Francisco, localizada próximo ao km 77. Quem vive na região alega que a passagem facilita o transporte quando as pessoas passam mal e precisam se dirigir a hospitais do município. Além disso, o espaço serve também como estacionamento para dois veículos. De acordo com Ana Cristina da Silva Moreira, a entrada existe desde 1988.
A dona de casa afirma ainda que no momento em que a Concer foi ao local nenhum documento que ordenasse a medida foi apresentado aos moradores, que por terem se recusado a retirar os carros que estavam parados na rua tiveram as placas dos veículos fotografadas, para serem analisadas pela polícia. O medo é que os veículos sejam rebocados e a rua que sai direto na BR-040 fechada, pois uma senhora de 68 anos dependeria desse transporte para ser levada ao medico nos dias que passa mal. 
“Minha mãe sempre tem crise. Por isso utilizamos esse outro acesso para ir e sair de casa. Dessa forma poupamos tempo e também temos aonde estacionar. Para muitos, solicitar que a rua não seja bloqueada pode parecer um pedido descabido, pois podemos chegar aqui por outra rua, mas ninguém sabe como é ter alguém da família que precisa de atendimento médico com frequência e cada minuto perdido pode ser fatal. Do outro lado não teremos onde colocar o automóvel e demoraremos demais para chegarmos ao hospital”, disse desanimada a diarista Rosângela da Silva Moreira. 
A moradora afirma se preocupar ainda com os cinco filhos. “Na semana passada mesmo a menina de oito anos passou mal e precisei levar as pressas ao hospital. Se não tivermos carro e esse acesso direto na BR-040, tenho certeza que em algum momento uma tragédia vai ocorrer. São no mínimo oito família que perderão esse espaço, só a minha tem sete pessoas”, contou.
Para a vendedora Mara Regina da Silva, a medida deveria ser estudada pela equipe da Concer e conversada com os moradores que sofrerão diretamente com a modificação. “Não consigo identificar em que momento passamos a causar problemas, tendo em vista que essa passagem é usada há 26 anos dessa forma. O maior medo é mesmo com relação as pessoas que precisam de agilidade para conseguir chegar há algum hospital da cidade, pois nenhum deles é muito perto e isso é um problema”, ressaltou.
Há cerca de um ano e meio a rua foi toda asfaltada pelos próprios moradores. “Mesmo depois de termos asfaltado tudo só vieram falar alguma coisa agora? Se isso é proibido deveriam fechar então o acesso de carros desde o início da rua e não a partir da metade. Dessa forma a determinação valerá para todos”, reclamou Ana Cristina da Silva Moreira. 
 Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: