quarta-feira, outubro 15, 2014

Clima seco piora doenças respiratórias

As altas temperaturas, baixa umidade do ar e falta de chuva são as circunstâncias que tornam o tempo seco. O problema é que o clima nessas situações pode causar problemas respiratórios. E para evitar estas reações, os médicos indicam alguns cuidados básicos como beber bastante água e manter a casa higienizada e arejada. 
Embora as pessoas relacionem frio a problemas respiratórios, na verdade o que causa esses problemas de saúde é o tempo seco, pois com isso mais partículas de diversos tipos ficam suspensas no ar e são inaladas pelas pessoas. Dentre essas partículas estão, por exemplo, os ácaros, o enxofre que sai do escapamento de veículos, partículas de poeira, restos de materiais queimados e outros.
Segundo dados da prefeitura, não há um levantamento e um número certo sobre o aumento na procura por especialistas devido a doenças respiratórias, no entanto, acontece.
As principais reações alérgicas deste período são vistas facilmente por aí como a tosse seca, chiado, crises de rinite alérgica, ressecamento da pele com coceiras e também falta de ar. No entanto, o tempo seco pode também desenvolver doenças respiratórias como a asma ou bronquite, que é a principal vilã do tempo seco. Ela é uma doença inflamatória crônica, ou seja, o pulmão do asmático ou bronquítico já é mais inflamado do que o das pessoas normais. Como o ar chega menos filtrado, sobrecarrega o sistema respiratório, que já não é bom.
As crianças são as mais prejudicadas, pois ainda estão com o sistema respiratório incompleto e essa sobrecarga nos pulmões em desenvolvimento leva ao aparecimento de sintomas respiratórios mais facilmente.
Algumas medidas simples para evitar problemas respiratórios com o tempo seco são substituir alimentos fritos pelos assados, que facilitam o processo de digestão e, além disso, consumir frutas e verduras ricas em vitamina C, beber água com frequência e evitar o acúmulo de poeira. Quem não tiver purificador de ar, uma boa saída é usar toalhas molhadas no ambiente e também bacias com água que ajudam a melhorar a umidade do ar.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: