sexta-feira, setembro 05, 2014

Professores decretam greve por tempo indeterminado

Os profissionais de Educação da rede municipal anunciaram para esta sexta-feira o início de uma greve por tempo indeterminado. A decisão foi tomada no fim da tarde de quinta-feira, em assembleia realizada após uma audiência pública na Câmara. Antes da sessão ser iniciada, vereadores e diretores do SEPE, foram surpreendidos com uma liminar, que determinava ao presidente da casa, vereador Paulo Igor (PMDB), desconsiderar a convocação dos secretários de Administração, Henrique Manzani, e de Educação, Mônica Freitas e do procurador do Município, Marcos São Thiago. 
Além da greve, os profissionais farão duas manifestações, uma no domingo, quando vão se reunir às 8h, no calçadão do Cenip e na segunda-feira, às 14h, na Praça Dom Pedro. Os diretores do SEPE disseram que a partir de hoje, vão protocolar na Prefeitura todos os dias, ofícios pedindo reabertura das negociações e uma nova reunião com o Governo Municipal.  
Entre as reivindicações dos profissionais de Educação estão redução da carga horário para 30 horas do pessoal de apoio, o cumprimento da Lei federal que fala sobre um terço para preparação das aulas. O SEPE divulgou ontem documento assinado pelo prefeito Rubens Bomtempo e pela secretária de Educação, onde ficou acertado vários encaminhamentos como concurso de remoção para o pessoal de apoio, que de acordo com o Sindicato, não foi cumprido até o momento.
Em nota, A Procuradoria Geral do Município disse que vai recorrer à justiça para garantir os direitos dos alunos e pais que podem ser prejudicados com a decretação da greve, conforme anunciado no fim desta tarde pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe). Segundo o procurador Marcus São Thiago, por lei a greve deve ser oficialmente comunicada ao poder público com 72 horas de antecedência e todas as unidades escolares devem ter seu funcionamento garantido. Sem isso, a ação pode ser considerada ilegal, o que geraria o desconto das faltas constatadas no período.
“Esta greve é a maior prova de que o movimento é político. Os representantes do sindicato sabem muito bem que, por lei, não podem deflagrar uma greve sem comunicação oficial, de um dia para o outro”, lamentou São Thiago, garantindo que o governo não permitirá ilegalidades e se manterá ao lado dos estudantes e pais, que dependem da escola. O secretário de Administração e Recursos Humanos, Henrique Manzani, também reafirmou o compromisso do governo com as famílias petropolitanas e a cidade. “Estamos prontos para o debate, mas o Sepe só quer o embate, usando e prejudicando pessoas de bem”.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: