segunda-feira, setembro 22, 2014

Começa a 8ª Primavera dos Museus

Começa hoje, em Petrópolis, a programação da 8ª Primavera dos Museus, que terá a participação do Museu Imperial. O evento, que é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), engloba instituições museológicas de todo o país. Desta vez, a edição terá como tema "Museus Criativos" e trará diversas atividades e preços promocionais em eventos já tradicionais no Palácio.
Durante a semana haverá programação especial na Biblioteca Rocambole, concerto internacional no Cineteatro, curso voltado para guias de turismo e preços especiais para visitantes e moradores de Petrópolis para entrada no Palácio e eventos como o Sarau Imperial e o Espetáculo Som e Luz.

Também parte integrante da programação dos "Museus Criativos" será o Curso de Atualização para Guias de Turismo, voltado para profissionais com registro no Ministério do Turismo/Embratur. O curso tem como objetivo capacitar os guias para atuarem nos pontos turísticos de Petrópolis, proporcionando um atendimento de qualidade aos turistas que visitam a cidade. Para isso, participantes poderão visitar os principais locais de turismo petropolitano, conhecer os bastidores do Museu Imperial e participar de palestras. Além de, ao final, assistirem a apresentações do Sarau Imperial e Espetáculo Som e Luz. O Curso terá duração de três dias, sendo eles 22, 23 e 24 de setembro.
A 8ª Primavera dos Museus também terá atividades na área educativa voltadas para o público infantil, com programação diferenciada nos dias 23 e 24 de setembro. O Projeto de Contação de Histórias "A Mala que Fala" ficará a cargo do Grupo Exclusividarte que fará a leitura dos livros "Menina Bonita do Laço de Fita" e "O Macaco e a Velha". Acompanham a atividade músicas, sonoplastias e adereços disponíveis em uma mala, que ganha vida ao interagir, de forma muito criativa, com as contadoras e com o público. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.
O primeiro livro conta a história de uma linda menina de fita no cabelo que desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha como ela. Mas antes precisa descobrir o segredo de como ter aquela cor.
Já O macaco e a velha traz Dona Marocas, uma velha que tinha um lindo bananal e o macaco Simão, que adorava bananas e sempre roubava algumas da senhorinha. Um dia, muito irritada, ela resolveu dar uma lição no macaco e comprou alcatrão, fez um boneco, colocou-o num tabuleiro junto com um lindo cacho de bananas e levou no meio do bananal. Simão tomou um susto e uma surra que prometeu se vingar, porém, de uma forma interessante, os dois acabam se tornando amigos.
Os petropolitanos e visitantes poderão aproveitar também as novidades da Primavera dos Museus nos dias 25 de setembro, com apresentação do Espetáculo Som e Luz a R$5,00, e 26 e 27 de setembro, com o mesmo preço promocional para as exibições seguintes do mesmo espetáculo e também do Sarau Imperial.
No dia 27 de setembro, a entrada para visitação ao Palácio Imperial será gratuita, em virtude do Dia Mundial do Turismo.
Coordenado pelo Ibram/MinC, o evento busca mobilizar os museus a desenvolverem programações especiais a respeito de temas específicos para intensificar suas relações com a sociedade, além de chamar a atenção para o debate em torno de assuntos da atualidade.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: