segunda-feira, setembro 08, 2014

Novo sistema de coleta de lixo evita proliferação de ratos

O presidente da Comdep, Hélio Dias, já está comemorando a substituição das antigas lixeiras abertas por baús conteinerizados (fechados na parte de baixo e com tampa). Os novos equipamentos começaram a ser instalados em alguns bairros da cidade há dois meses. De acordo com Helinho comerciantes e moradores já estão identificando até a diminuição do número de ratos devido as novas lixeiras.
No entanto o presidente pede colaboração da população para que os baús conteinerizados não sejam depredados, como denunciou um morador da Rua Coronel Veiga.
- Como eles são móveis nós já contávamos com os vandalismos. Temos uma previsão do desgaste do material já que são feitos de plásticos e fáceis de manejar pois possuem rodinhas. Estamos fazendo campanha para que a população não destrua os baús – explicou.
Helinho disse que com as novas lixeiras, a ideia é reorganizar os espaços públicos, devolvendo à população calçadas e ruas que antes ficavam tomadas de lixo, colocando em risco a saúde das pessoas e atraindo animais, principalmente roedores.
A companhia informou ainda que 220 módulos já foram distribuídos em ruas da cidade, e nesta primeira etapa, 300 novas coletoras já foram instaladas.
- Já colocamos os baús na Rua Teresa, Coronel Veiga, General Rondon, Ponte Fones, Floriano Peixoto, Fonseca Ramos, Bairro Esperança, Alto da Serra, Av. Barão do Rio Branco, Quissamã, Itamarati, Paulino Afonso, Alcobacinha, Estrada da Saudade, Cascatinha, Samambaia e Estrada Mineira (no trecho entre Corrêas e Nogueira) – disse o presidente da Comdep.

Benefícios para os agentes que coletam

Para Hélio Dias não só a população sai ganhando com as novas lixeiras que estão sendo instaladas pela cidade. Ele garante que os agentes que fazem a coleta não precisam ter acesso direto ao lixo.
- Além dos baús serem higienizados uma vez por mês o chorume não vai para terra como acontecia com as lixeiras antigas. Nossos funcionários e a população ficam mais protegidos – assegurou Helinho.
O presidente contou ainda que os comerciantes e moradores da região de Corrêas elogiaram o sistema, já que como os ratos não tem acesso aos baús, o número de roedores vem caindo com frequência.
- Eles (os ratos) agora não tem mais onde se alimentarem - afirmou.
O trabalho de instalação dos equipamentos é feito simultaneamente ao de orientação da população. Isso porque só com a ajuda dos petropolitanos o trabalho ficará refletido, de fato, na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
- É importante que todos tenham consciência de que isso não basta. É importante ensacar adequadamente o lixo, de forma a evitar que o mesmo se espalhe na lixeira. É importante que as pessoas levem o lixo para a lixeira próximo do horário de coleta. É importante que o lixo seja depositado dentro da lixeira e que a mesma seja fechada corretamente – pediu Helinho.


Participação da população é importante, diz Comdep

O coordenador do Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Eduardo de Lucena destacou a necessidade da participação da população.
- Se tem algo que melhora rapidamente quando todos participam, é a limpeza urbana - enfatizou.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), Hélio Dias, lembrou que as lixeiras são limpas periodicamente com gel próprio que as desinfeta e evita o mau cheiro.
- A nova lixeira garante mais proteção a toda a população. Ajuda a manter a cidade mais limpa e as pessoas mais saudáveis - destacou.
 Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: