segunda-feira, setembro 29, 2014

Petrópolis participa do primeiro registro brasileiro de hipertensão

Pacientes da Rede Municipal de Atenção Básica estão participando de um levantamento inédito que vai traçar o perfil da hipertensão arterial no Brasil. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, é a única a representar o poder público no projeto, que está sendo desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Em Petrópolis, 58 pessoas cadastradas nas unidades de saúde participam da pesquisa, que teve início em julho. Em todo o Brasil serão três mil participantes.

O objetivo do projeto é documentar a prática clínica vigente e o tratamento de hipertensão no país.

- A participação da secretaria no projeto mostra a preocupação de toda a equipe em desenvolver trabalhos sólidos, baseados em pesquisas sérias e responsáveis. - destacou o
prefeito Rubens Bomtempo.

Em Petrópolis, as pesquisadoras da secretaria de Saúde Adriana Jacques (coordenadora de programas), Adriana Papinuto (coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes -
Hiperdia) e Lilian Ottero (coordenadora do Programa de Tabagismo) estão responsáveis pelo levantamento.

- Quando soubemos dessa pesquisa tivemos logo o interesse em participar e foi uma alegria quando fomos escolhidos. - disse a coordenadora do Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), Adriana Papinuto.

A inscrição da secretaria foi feita na Plataforma Brasil, base nacional e unificada de registros de pesquisas envolvendo seres humanos para todo o sistema da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP).

- É importante ressaltar o empenho da secretaria em participar desse projeto. Através dos resultados da pesquisa podemos potencializar os cuidados dos fatores de risco da hipertensão arterial. - destacou o secretário de Saúde, André Pombo.

O casal de idosos Laura Rosa de Andrade, de 75 anos e Manoel Paulo de Andrade, de 74 anos, participaram do projeto. Casados há 51 anos, eles são pacientes do Posto de Saúde de
Cascatinha onde fazem o acompanhamento médico e recebem a medicação para o controle da hipertensão.

- Cuidar da saúde é muito importante. Sempre tomo os meus remédios e cuido da alimentação. - comentou Laura.

A pesquisa é dividida em duas fases, a primeira já teve início com a entrevista dos 58 pacientes de Petrópolis. A segunda parte começa daqui há seis meses, com uma nova rodada de entrevista.

- As perguntas são sigilosas, não podemos divulgar, mas levam em conta o tratamento da hipertensão. - explicou Adriana.

Os questionários serão enviados a Sociedade Brasileira de Cardiologia que ficará responsável pela compilação dos dados e divulgação dos resultados.

Dia do Coração

Na próxima segunda-feira (29) é comemorado o Dia Mundial do Coração. Em Petrópolis, um evento promovido pela Prefeitura em parceria com o Hospital Santa Teresa (HST), no Parque Municipal de Itaipava, vai estimular a prática de exercícios físicos e os cuidados com o coração. As atividades acontecem no domingo (28) a partir das 8h com corrida, tênis, aula fitness e zumba.

- A hipertensão é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares, como os infartos, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a insuficiência cardíaca. - alertou Adriana Papinuto, acrescentando que para cuidar da saúde do coração é preciso manter a pressão controlada, evitar o tabagismo, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável.

Atualmente 27 mil pacientes hipertensos estão cadastrados na secretaria de Saúde. Estima-se que em torno de 24% da população petropolitana tenha hipertensão, seguindo a tendência
nacional.
Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: