terça-feira, setembro 09, 2014

Furto de veículos aumenta mais de 55% em Petrópolis

O furto de veículos cresce em ritmo acelerado na cidade. De acordo com os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública – ISP, órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública – Seseg, contra os 93 registros do crime, no acumulado dos meses de janeiro a julho de 2013, no mesmo período deste ano o número chega a 145 casos. Um salto de 55,9% no comparativo com os mesmos sete meses no ano passado. Com isso, a média de um carro furtado a cada 2.29 dias caiu para um furto de veículo a cada 1.39 dias. Na prática, um carro é furtado na cidade a cada 35 horas. No ano passado, o total de veículos furtados foi 164. Com a média atual, esse número pode ter sido superado em agosto, mês que ainda não teve balanço divulgado pelo ISP.

O crescimento do tráfico de drogas e o processo de pacificação das favelas da capital, que tem provocado a migração de traficantes para as favelas da Baixada Fluminense e para as cidade do interior do estado, podem estar contribuindo para o aumento de furtos de veículos na cidade. O outro fator, que pode estar relacionado ao crescimento dos casos é a ação de quadrilhas especializadas.
Na lista das ruas mais visadas pelos ladrões estão as vias do Centro Histórico. Locais como a Avenida Piabanha e Avenida Roberto da Silveira estão entre as preferidas pelos ladrões. “Esse locais são menos movimentados e são escolhidos pelos motoristas que trabalham no Centro para deixar o carro, já que ali não é cobrado o estacionamento rotativo”, revela o delegado titular da 105ª Delegacia de Polícia, Alexandre Ziehe.
A economia tem custado caro. Principalmente para os donos dos modelos mais vendidos, os modelos populares. Quem pensa que os alvos são os carros mais caros se engana. Segundo o levantamento feito pela 105ªDP, o campeão de furtos são as Fiat Uno. “Existe uma demanda de abastecimento de peças no mercado negro. E, muitas vezes, quem sustenta essa demanda é o próprio dono do carro, que deixa de comprar a peça original para pagar mais barato no mercado paralelo”, destaca o delegado.
No mês de agosto, um homem teve o carro furtado, uma Fiat Uno, quando estacionava perto do trabalho, na Rua Dr. Nelson de Sá Earp. “Um amigo me ligou e perguntou se eu tinha deixado alguém pegar meu carro, porque tinham acabado de sair com ele”, destacou a vítima, que imediatamente acionou a Polícia Militar.
A rápida comunicação do crime permitiu que fosse montado um cerco nas principais entradas da cidade, impedido que o veículo seguisse pela Br-040. “É importante registrar o crime, mesmo quando a recuperação é feita. Porque são esses dados que nos permitem fazer o levantamento e prender as 
quadrilhas responsáveis e também saber as áreas de maior risco”, explica o delegado.
O furto motivado pela venda das peças ou sob encomenda já resultaram em homicídio em Petrópolis. Em fevereiro do ano passado, o aposentado, Ademir Guimarães, de 71 anos, foi morto à tiros, na porta de casa, em uma tentativa de assalto, no bairro Capela, região do Bingen. O assassino, era um ladrão de carros, que semanas antes havia sido responsável por pelo menos três furtos de veículos, que foram levados para um desmanche, no município de Três Rios. Todos sob encomenda, como o modelo de carro do aposentado morto no Capela, um Volkswagen Parati. A investigação do crime, resultou na prisão de seis membros da quadrilha, que atuava na Região Serrana e na Baixada Fluminense.

Segundo os dados do ISP, órgão da Secretaria de Segurança pública do Estado do Rio de Janeiro – Seseg, houve aumento de 13,86%, em relação a 2012, no número de furtos registrados em 2013. O mês com maior número de casos registrados foi dezembro, com 21 casos. E as perspectivas para 2014 não são animadoras. Se o segundo semestre chegar ao mesmo número de registros do primeiro, mantendo a média do primeiro semestre de 21,66 registros mensais, o número de carros furtados na cidade pode chegar à 260, um aumento de 58%.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: