domingo, setembro 28, 2014

Parques viram atrativos na primavera


Foto Alexandre Carius
A primavera chegou. Junto com ela veio a vontade, de muitos petropolitanos, de frequentar lugares tranquilos e com clima ameno. Passeios ao ar livre já começam a se tornar rotina, assim como os treinos pelas ruas da cidade. Existem ainda os que moram perto de parques do município e aproveitam todas as horas vagas para descansar, andar de pedalinho, fazer caminhada, piquenique, entre outras atividades. Os mais frequentados são o Cremerie, Municipal de Itaipava e o Natural Municipal de Petrópolis, localizado na Rua Ipiranga.

De acordo com a direção dos espaços de lazer, o movimento de visitantes aumenta cerca de 60% na primavera/verão, pois no inverno as pessoas tendem a ficar mais reclusas devido ao frio. Os fins de semana detêm os recordes de público, pois famílias e diferentes grupos de igrejas sempre marcam presença. Mas durante a semana é o momento dos que praticam exercícios saírem um pouco das academias e apreciarem as paisagens dos parques. 
No Parque Cremerie, as principais opções de lazer são as quadras de futebol, espaço para a realização de churrascos, piqueniques, caminhadas, corridas e pedalinho. O local recebe nos fins de semana até mil pessoas por dia. “O mínimo são 500 pessoas e nesta época do ano prevemos um aumento de visitas de quase 70%. Estamos bem otimistas e preparados para receber o nosso público. A única diferença este ano é que não teremos piscina, pois ela está passando por um conserto demorado. Fora isso, está tudo em dia e a vista é maravilhosa, as flores e árvores têm dado um show à parte”, ressaltou o gerente Carlos Henrique da Silva.
As visitas de escolas também aumentam bastante neste período, só na última quarta-feira pelo menos 300 crianças passaram pelo local. O ambiente encanta ainda os vizinhos do parque. “Sempre que dá venho me distrair e passar o tempo. É sempre um momento de reflexão associado a muita paz e tranquilidade. Trago ainda minha esposa com frequência logo que chega a primavera, afinal, no inverno acabo não tendo vontade de vir. Nesta estação viria todos os dias se pudesse!”, ressaltou  o motorista José Francisco Leal.  
No Parque de Itaipava, a academia da terceira idade e o amplo espaço para a realização de caminhadas e piqueniques são os principais atrativos, principalmente nesta época do ano. “As pessoas vêm andar com seus animais, trazem os filhos para brincar e aproveitam para admirar a paisagem. Esperamos um aumento de visitantes de pelo menos 60% neste período, mas há um mês e meio já percebemos que cada dia mais gente aparece por aqui, isso porque o tempo já vem esquentando”, contou o subgerente Wilson José da Silva Leal. 
Os horários de maior movimento durante a semana são das 7h às 11h e na parte da tarde, das 16h30 às 18h. Nos fins de semana, principalmente no domingo, isso ocorre das 13h às 18h30. “Tá muito legal até agora. Só não oferecemos por enquanto um espaço para churrascos, por isso a atividade ainda não é permitida, mesmo assim todos ficam bem satisfeitos em ter um local como esse no centro de Itaipava”, comentou.

Aulas de boxe são dadas ao ar livre na primavera/verão

O Parque Natural Municipal de Petrópolis, localizado na Rua Ipiranga, já se tornou refúgio de muitas pessoas. Quem mora perto marca presença sempre que possível e até mesmo profissionais de educação física têm escolhido o espaço para levar os participantes para terem aulas ao ar livre. Quem adotou a medida afirma ter tido grandes benefícios. 
Willian Carlos Souza Silva, professor de boxe, tem dado aulas para dez pessoas no parque. “Decidi aproveitar a mudança da estação para incentivar a atividade um pouco fora das academias. É uma forma de não cair na rotina e para quem aprecia o verde, o exercício se torna ainda mais prazeroso”, disse. 
Para as alunas Lene Rabelo e Marta da Fonseca, a iniciativa é maravilhosa. “Quando o negócio é me exercitar, venho até se estiver frio, mas, claro, que nesse clima ameno as coisas fluem muito melhor. Dá prazer sair de casa, não ficamos com preguiça, nem com medo de ir na rua”, contou a professora de inglês Lene.
Já Adilson Hosken não faz parte do grupo, mas sempre que tem a chance vai ao parque para relaxar. “É impressionante como aqui consigo me exercitar, ficar tranquilo e descansado ao mesmo tempo. Recomendo para todas as pessoas e fico muito feliz de ter o privilégio de morar perto e poder vir sempre que dá vontade”, ressaltou.

De acordo com o guarda civil municipal José Augusto Antônio Carvalho, nos fins de semana uma média de 400 pessoas passam por dia no local, número que dobra na primavera/verão. “Temos, sem dúvida, 70% de aumento de visitantes! Durante a semana recebemos mais escolas. A expectativa é que para esta estação as coisas fiquem bastante movimentadas por aqui”, contou. 

Serviço:

O Parque Cremerie funciona gratuitamente de terça-feira a domingo, das 8h às 17h30, e também nos feriados. Para mais informações basta ligar para o telefone 2231-5834.
O Parque Natural Municipal de Petrópolis, na Rua Ipiranga, funciona gratuitamente todos os dias, das 7h às 17h, indo até as 18h no verão. Mais informações pelo telefone 2247-7358.
O Parque Municipal de Itaipava funciona gratuitamente todos os dias das 7h às 18h e também feriados, tendo o horário estendido no verão, fechando apenas às 20h. O local permanece fechado apenas no dia 25 de dezembro e primeiro de janeiro. Mais informações pelo telefone 2222-7100.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: