sexta-feira, setembro 26, 2014

Engenheiro japonês avalia sistema de alerta de chuvas

O engenheiro civil japonês Hydeyuki Iwanami, consultor da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), esteve em Petrópolis nesta semana reunido com técnicos da Secretaria de Proteção e Defesa Civil. Ele também visitou regiões atingidas pelas fortes chuvas de 2011 e de 2013. O encontro faz parte da parceria de quatro anos, iniciada em 2013, entre governo federal e Jica para a redução de desastres das chuvas em Petrópolis, Nova Friburgo e Blumenau (SC). Com a visita, Iwanami buscou entender o que deflagrou os deslizamentos nessas regiões para que a Jica possa propor novos protocolos de alertas antecipados no município.

A parceria com a Jica foi firmada no fim do ano passado. Desde então, o prefeito Rubens Bomtempo e técnicos da Prefeitura também foram ao Japão conhecer as medidas de prevenção de desastres naturais daquele país – viagens custeadas pela Jica. Ao fim da parceria, serão produzidos manuais com orientações sobre mapeamento de risco, alertas antecipados de desastres de sedimentos e planejamento urbano.

Iwanami se reuniu com o diretor técnico da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, engenheiro Ricardo Branco, e com o geólogo da secretaria Yuri Garin. Eles tiraram dúvidas do engenheiro japonês sobre o histórico recente de deslizamentos em Petrópolis. Os técnicos da Defesa Civil acompanharam Iwanami na visita a regiões onde houve deslizamentos nos últimos anos: Vale do Cuiabá, em 2011, e Otto Reymarus, no Lagoinha, Vila São Joaquim, no Quitandinha, e Independência, em 2013. Analista de pesquisa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Graziela Scofield participou da reunião e da visita.

- O engenheiro civil Hydeyuki Iwanami mostrou que já tem muito conhecimento acumulado sobre Petrópolis. Neste primeiro ano de parceria, a Jica vem se informando sobre a realidade do município. É uma fase de coleta de informações, que já está muito avançada. Tudo o que informamos para os técnicos da Jica nas reuniões realizadas desde 2013 havia sido repassado para ele antes dessa visita. Então os questionamentos que ele nos fez foram mais aprofundados. - disse o diretor Ricardo Branco.

Na próxima semana, a Defesa Civil participará de reunião na sede do Cemaden. Na ocasião, o engenheiro Iwanami apresentará a análise que fez sobre o município.
Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: