sábado, setembro 13, 2014

Município assina cooperação com Google e Waze

A Prefeitura está lançando mão da tecnologia para ter acesso mais rápido a informações sobre as  ondições de trânsito nas vias do município. Um acordo de cooperação assinado na última semana entre o governo municipal, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, e a empresa americana Waze (subsidiária do Google), incluiu Petrópolis em uma iniciativa Global chamada Connect Cities Global Initiative. Com a parceria, agentes de governo passam a ter acesso a dados sobre velocidade de locomoção, engarrafamentos e acidentes, entre outros, registrados por outros usuários da plataforma.
Ao anunciar o acordo de cooperação, o prefeito Rubens Bomtempo lembrou que a parceria terá impacto direto na qualidade do serviço prestado ao cidadão. “Vamos aproveitar as informações que as pessoas já inserem nesta plataforma, usando seu dispositivo smartphone na rua, para facilitar e agilizar os atendimentos. Certamente vamos ter como resultado uma melhor qualidade nos serviços”, afirmou.
De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho, tendo acesso às informações publicadas no Waze, as diferentes secretarias do governo passam a poder utilizá-los para a construção de um painel de informações sobre a mobilidade urbana, facilitando a orientação dos serviços. A ideia é que Companhia de Trânsito e Transportes, (CPTrans), a Defesa Civil, a Secretaria de Saúde (com o
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU), o Corpo de Bombeiros e demais órgãos usem os dados para identificar ocorrências e também encontrar os melhores caminhos para acessá-las.
“Este acordo de cooperação vai permitir que tenhamos acesso às informações publicadas pelos cidadãos no Waze por meio de seus dispositivos móveis, nos garantindo uma rica base de dados consolidada
de todo o município em tempo real”, explicou Airton Coelho. “Com estas informações em um mapa dinâmico e específico o município poderá agir mais rapidamente. Facilita a atuação dos agentes da CPTrans, a orientação no despacho das ambulâncias do SAMU, e a orientação no deslocamento das viaturas da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Quaisquer outros órgãos que necessitem de informações sobre as condições de trânsito do município serão igualmente beneficiados”, lembrou.
Fonte:Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: