sábado, novembro 28, 2015

Precariedade de estradas é discutida em reunião com o secretário de Transportes

A situação da BR-040 é preocupante porque a nova pista de subida da serra teve sua finalização adiada para 2017 depois de a concessionária ter anunciado sua conclusão em junho do ano que vem. 

A intervenção do Estado para a recuperação das duas principais estradas de acesso a Petrópolis – União e Indústria e BR-040 – em estado precário e com obras sem previsão de conclusão, ou atrasadas, foi tratada como compromisso do governo com a cidade pelo secretário estadual de Transportes, Carlos Osório. Os pleitos foram levados pelo deputado Bernardo Rossi (PMDB), pelo vereador Maurinho Branco (SDD) e pelo diretor de planejamento da Associação de Moradores e Amigos de Santa Mônica (NovAmosanta), Fernando Varella. A obra de nova pista de subida da Serra está atrasada e a licitação para recuperação da União e Indústria sequer foi concluída pelo DNIT.  O grupo que apresentou as reivindicações em reunião realizada na última quarta-feira, teme que o acesso à cidade, com as duas vias comprometidas, entre em colapso.
“A atual pista da BR-040 está saturada e a União e Indústria é importante para o acesso dos moradores dos distritos e para o deslocamento para os municípios vizinhos. Junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a quem cabe a concessão da BR-040, vamos pedir prioridade e iniciaremos levantamento da situação da União e Indústria para pressionar que uma nova licitação seja realizada e a obra iniciada”, anunciou Carlos Osório.
“Uma cidade se faz pelos seus acessos e Petrópolis, sendo turística, se vê ainda mais prejudicada por falta de investimentos nas duas estradas”, afirmou Bernardo Rossi. Para Varella, a questão passa ainda por problema de mobilidade urbana, considerando que a União e Indústria é a principal via para 30 mil moradores. “Estamos no meio de duas estradas e mal servidos por ambas”, disse. Já o vereador Maurinho Branco abordou outro ponto de acessibilidade: “faltam passarelas na BR-040 e mais pontes de acesso entre a rodovia federal e a União e Indústria”.
Há três anos, a partir de provocação do Ministério Público Federal, a Justiça determinou que cabe ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a responsabilidade pela União e Industria, de cunho federal, e ordenou o imediato início de obras. Uma concorrência pública chegou a ser feita em janeiro deste ano, mas a empresa vencedora desistiu da obra e as demais que participaram do pleito não quiseram assumir o trabalho.
Já a situação da BR-040 é preocupante porque a nova pista de subida da serra – que deveria estar pronta em 2006 – teve sua finalização adiada para 2017 depois de a concessionária ter anunciado sua conclusão em junho do ano que vem.  O pedágio a R$ 11,20, um dos mais caros do país, é cobrado dos petropolitanos que precisam percorrer apenas 20 quilômetros de estrada.
“A economia de Petrópolis depende da BR-040, principalmente, e a União Indústria é essencial para os distritos. O governo do Estado entende que é preciso intervir junto ao governo federal para que os acessos sejam recuperados, revistos e sobretudo mantidos com boa qualidade”, afirma Bernardo Rossi.
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: