sexta-feira, novembro 06, 2015

Polêmica: pesquisa da CNT classifica a BR-040 como rodovia em bom estado


O resultado de pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Transporte (CNT), divulgado ontem, que classifica a BR-040 como em bom estado, põe em dúvida os critérios do trabalho. Petropolitanos que usam o trecho da rodovia entre o Rio e Petrópolis, discordam do conceito atribuído pelos responsáveis pela pesquisa a uma rodovia com sinalização e pavimento precários, que tornam a viagem difícil e perigosa. Durante o período do levantamento foram avaliados mais de 100 mil quilômetros de rodovias pavimentadas por todo o país. A pesquisa serve como uma referência para o setor de transporte, governo e diversos segmentos da sociedade. Na pesquisa, vários aspectos foram estudados, como o estado geral da estrada, as condições de pavimento, sinalização e geometria da via. De modo geral, a avaliação concluiu que a maior parte das rodovias brasileiras apresenta problema. No ranking das ligações rodoviárias, a BR-040 ocupa a 38ª posição, no trecho entre Brasília e o Rio de Janeiro. 

A rodovia passa por quatro unidades de federação: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás. Nesse trecho, a pesquisa avaliou uma área de 1.199km e classificou a rodovia como boa, considerando que a maior parte da área (566km) foi vista dessa forma, o que representa 47,1%. A área considerada regular foi de 262km – 21,9%. Além disso, a pesquisa apontou como ótimo um trecho de 309km, correspondente a 25,8% e apenas 62km foram classificados como ruins (5,2%).

Com relação à classificação das características pesquisadas por rodovia, apontou estado geral, condições de pavimento e sinalização como bons. Apenas a geometria da via foi avaliada como regular. 

De acordo com o documento no pavimento, são consideradas as condições da superfície da pista principal e do acostamento. Na sinalização são observadas a presença, a visibilidade e a legibilidade de placas ao longo das rodovias, além da situação das faixas centrais e laterais, enquanto que na geometria são avaliados o tipo de rodovia (pista simples ou dupla), a presença de faixa adicional de subida, de pontes, de viadutos, de curvas perigosas e de acostamento. 

A pesquisa avaliou ainda a questão de infraestrutura de apoio por rodovia. Nesse quesito foram avaliados pontos como borracharia, concessionárias e oficinas mecânicas, postos de abastecimento e restaurantes e lanchonetes. 

A classificação dos corredores rodoviários, que avalia o trecho da BR-040 entre o DF-003 e a BR-450, mostrou que a sinalização está regular. Já a situação geral, pavimento e geometria foram apontados como bom. 

Em nota, a Concer, concessionária que administra a rodovia BR-040, afirmou que vê com satisfação o resultado da pesquisa apresentada. Revelou ainda que o conceito recebido pela rodovia espelha os investimentos constantes executados principalmente na pavimentação e sinalização dos 180,4 quilômetros de concessão. Só em 2014, os investimentos na rodovia somaram R$ 341,6 milhões. A partir da conclusão da nova pista de subida da serra, a empresa tem convicção de que a avaliação geral da BR-040 vai melhorar ainda mais. Com a nova pista, 20 quilômetros serão entregues, em substituição à atual pista de subida. O novo trecho terá um traçado menos sinuoso e contará com o maior túnel rodoviário do país, equipado, segundo a Concer, com o mais moderno sistema de monitoramento e segurança. Haverá melhor fluidez para o tráfego, sobretudo de veículos de carga, como caminhões cegonha; menos tempo de viagem e consumo de combustível; mais segurança com separação do tráfego local de longa distância, com abertura de novos acessos, vias laterais e passagens inferiores; menos impacto ambiental sobre a flora da região, reduzindo ainda o risco de deslizamentos no trecho da serra, a partir da construção do túnel e de novas obras de artes especiais e mais proteção à fauna com criação de novas passagens para animais silvestres.

No que diz respeito às rodovias que cortam o Estado do Rio, a pesquisa mostra que 38,1% da extensão avaliada tem alguma deficiência. Ao todo, 62 rodovias passam pelo estado. A CNT concluiu que no Rio de Janeiro é necessário fazer investimentos no montante de R$ 1,17 bilhão para a reconstrução, restauração e a manutenção dos trechos de rodovias danificadas. 

 Em toda a extensão das rodovias avaliadas no estado, a pesquisa identificou quatro trechos com erosões na pista. A CNT destaca que rodovias com deficiência reduzem a segurança de quem circula por elas, além de aumentar o custo de manutenção dos veículos e o consumo de combustível. No Rio de Janeiro, o acréscimo do custo operacional devido às condições do pavimento chega a 18,3% no transporte rodoviário. 

Fonte: Tribuna de Petrópolis

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