quarta-feira, novembro 11, 2015

Obra causa transtorno para comerciantes em Itaipava


Moradores, comerciantes e estudantes do distrito de Itaipava estão incomodados com os transtornos provocados pelas escavações realizadas pela empresa CEG – Gás Natural Fenosa, que realiza obras para implantação de rede de gás natural na região. Lama, sujeira, entulho e buracos acabam atrapalhando quem passa pela Estrada União e Indústria, seja de carro ou até mesmo a pé, numa das regiões mais movimentadas de Petrópolis. 

A estação que será construída ocupará uma área de aproximadamente 1,6 mil metros quadrados e será responsável por levar gás a todo o trecho central do distrito. No entanto, o investimento que chega a R$ 14 milhões não está agradando muita gente. 

O proprietário de um restaurante, que não quis se identificar, disse que com a obra o movimento caiu cerca de 60% no comércio em fins de semana. “Justamente nos sábados e domingos que temos mais movimento nossos clientes estão deixando de vir porque existem buracos, tapumes e um monte de entulho em frente à entrada do meu estabelecimento. Isso é um transtorno muito grande para nós”, comentou. 

Para quem pega ônibus em frente ao Shopping 2000, próximo ao Terminal de Integração, os transtornos são ainda maiores. “Semana passada tinha tapume na frente do ponto e não havia muita sinalização. Então tínhamos que ficar debaixo de chuva, no meio da lama esperando o ônibus passar, quase que no meio da rua. Enquanto isso passavam vários carros pelas poças d'água jogando lama na gente. Foi complicado, mas está melhorando”, disse Aline Diniz, estudante de 18 anos que espera o ônibus todos os dias no local.

Em todo o trecho já percorrido pela CEG, com as obras entre o Liceu São José de Itaipava e o Shopping Estação, nossa equipe encontrou o acostamento esburacado com poças d'água e buracos às margens da via. Próximo à ponte do Arranha Céu, assim como em frente à Escola Palotina, o recapeamento feito pela construtora responsável está mais alto do que o nível do asfalto, deixando o trecho com muita trepidação por conta dos desníveis.

Apesar de inúmeras críticas, muita gente vê como positiva a ação realizada. “Nós sabemos que isso tudo é um transtorno, porque ficamos por vários dias com as obras na frente da nossa loja, atrapalhando. No entanto, isso é positivo, porque sabemos que vai ser para um benefício nosso daqui a uns meses. É uma espécie de problema necessário para que possamos desfrutar do que tem de bom por vir. A nossa maior reclamação é a demora na hora de recolher as coisas e retirar os tapumes. Eles vão fazendo e demoram um pouco, mas fora isso está tudo bem”, contou Frederico Claveland, proprietário da loja S.J.L. - Materiais de Construção.

As obras começaram no mês passado, depois de um acordo da CEG com a Prefeitura de Petrópolis para beneficiar Itaipava com o gás natural. Atualmente, Petrópolis conta com uma rede de 86 quilômetros e atende 3.588 clientes. Desse total, 10 são indústrias e nove são postos de GNV. 

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: