sexta-feira, novembro 27, 2015

Abastecimento de água continua sendo preocupação dos petropolitanos


Os problemas com o abastecimento de água, que atingiram milhares de petropolitanos esse ano, durante o período de estiagem, preocupam os moradores, principalmente dos distritos. No início desse mês, o presidente da Associação de Moradores de Corrêas Vladimir Branco enviou um ofício para a concessionária Águas do Imperador pedindo respostas para o sistema de captação de água. O motivo, segundo ele, é o crescimento do mercado imobiliário em Corrêas e também Nogueira e Itaipava. 

Vladimir contou que a preocupação é porque esse ano os moradores sofreram com a falta de água e com o sistema de rodízio adotado pela concessionária. Ele teme que, com o crescimento de condomínios residenciais naquela área, a situação fique ainda pior nos próximos anos. Para ele, é preciso que sejam tomadas ações preventivas. Morador da Rua Vigário Corrêa, ele disse que no período de estiagem a situação foi crítica no local, mas agora já normalizou. O abastecimento do bairro é feito pelo Bonfim. 

Atualmente, pelo menos dois condomínios estão sendo construídos dentro do programa Minha Casa, Minha Vida em Corrêas: O Residencial Palmeiras do Prado e o Cenário de Monet. Além disso, outros condomínios foram construídos nos últimos anos na região e a previsão é que esse número continue crescendo. 

Questionada, a concessionária informou que a empresa interligou os seis sistemas de abastecimento (Centro, Mosela, Bonfim, Itaipava, Pedro do Rio e Posse), permitindo o deslocamento de água produzida em qualquer um dos sistemas para onde houver demanda imediata.

Além disso, explicou que opera o sistema de abastecimento por meio da modelagem hidráulica (por meio de software específico), que valia em tempo real o comportamento dos mananciais, reservatórios e pressões e vazões de redes, otimizando a distribuição de água. Destacou ainda que a empresa investe constantemente em obras de substituição de redes de abastecimento, o que contribui para a diminuição de rompimentos, melhorando o fornecimento de água.

No momento, o abastecimento de água está normal em toda a cidade. Os principais  reservatórios estão com níveis plenos. Além disso, os sistemas alternativos de Ponte de Ferro e Rio da Cidade estão desligados, o que demonstra o status de normalidade do sistemas de abastecimento.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: