quinta-feira, novembro 19, 2015

Veja o que abre neste feriado da Consciência Negra


O comércio do primeiro distrito estará aberto e funcionará normalmente na próxima sexta-feira no feriado de Zumbi. Um termo de adesão para o funcionamento das lojas da Rua Teresa foi assinado pelos comerciantes que se interessaram em abrir os estabelecimentos. Do segundo ao quinto distritos, as lojas também abrirão e a expectativa de vendas é boa, já que o setor hoteleiro tem boa ocupação. Os principais pontos turísticos poderão ser visitados em horário normal e na Praça da Liberdade acontecerá a Festa da Cultura Afro-Brasileira. 

De acordo com as informações do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), 566 lojas da Rua Teresa assinaram o termo de adesão para a abertura no primeiro distrito. Dessas, 400 estão na Rua Teresa e arredores; 107 no Centro Histórico e 59 no polo de modas do Bingen. O horário de funcionamento será normal, variando de loja para loja. 

Os shoppings do Centro Histórico abrirão de 9h às 16h e a Feirinha de Itaipava abrirá das 10h às 19h. O horário de funcionamento das lojas da Rua 16 de Março e da Rua do Imperador a princípio é normal também, porém comerciantes disseram que caso haja pouco movimento o fechamento será mais cedo.

Segundo Talita Ribeiro, que trabalha na loja da mãe na Rua do Imperador, o estabelecimento ficará aberto de acordo com o movimento dos clientes e ainda falou sobre a expectativa de vendas. “Esperamos fazer bons negócios, pois em 2014 abrimos e vendemos bem. Este ano já estamos sabendo que os hotéis têm boa reserva”, afirma.

O hotel Solar do Império tem 100% de ocupação e, de acordo com os funcionários, as vagas para este fim de semana foram totalmente preenchidas há algum tempo. O Grande Hotel de Petrópolis também registra boa ocupação e, segundo o gerente Tiago Santana, o número que até ontem estava por volta de 88% tende a chegar a 100% até o fim de semana. O hotel Casablanca registra 95% de ocupação e também espera lotar até amanhã. 

Com a chegada dos turistas, a expectativa de vendas dos comerciantes é positiva. Segundo a caixa Sabrina Silva, de uma loja da rua Irmãos D' Ângelo, são esperados muitos clientes para a data. “Estamos esperando bastante movimento e as vendas de Natal já estão melhorando também”, fala. Essa opinião é compartilhada pela vendedora de uma loja da rua 16 de Março, Amélia Saldanha, que disse que “as vendas ainda estão devagar, porém muitos já começaram a comprar os presentes de Natal”. Sobre o movimento para o feriado de amanhã, a torcida de Amélia é para que a loja tenha grande movimento.

Amanhã os turistas e petropolitanos poderão conferir a Festa da Cultura Afro-Brasileira que segue até domingo na Praça da Liberdade. A programação conta com rodas de capoeira, jongo e maculelê e ainda com shows de música, dança, percussão, teatro, oficinas, palestras e exposições que atendem a diversos tipos de público e interesses. As atrações estão sendo oferecidas pela prefeitura por meio da Fundação de Cultura e Turismo e Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Ccompir).

Os supermercados mercados e minimercados estarão abertos tanto no Centro como em Itaipava.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: