sábado, novembro 14, 2015

Petrópolis recebe exposição LAN 90 ANOS

Lanfranco Vaselli, ou simplesmente Lan é uma das referências na arte da caricatura. Quando se fala em Lan, a expressão soa como um clichê, mas é quase impossível evitá-la: o cartunista é italiano de nascença, mas seu coração é carioca há muito tempo. A relação com a geografia, a luz, a cor e, sobretudo, com a beleza feminina que Lan incorpora, de forma única, às paisagens e ruas da Cidade Maravilhosa. Para homenagear os 90 anos do artista, o Palácio Quitandinha apresenta  a exposição “Lan 90 Anos”, trazendo um panorama dos seus inúmeros trabalhos realizados. A abertura da exposição acontecerá no dia 13 de novembro, às 19h na Galeria de Artes que contará com a apresentação musical do grupo Batucada de Bamba. A visitação poderá ser feita de 14 novembro a 28 de fevereiro, das 10h às 17h. O Palácio Quitandinha fica na Avenida Joaquim Rolla, nº 2. A classificação é livre. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone 2245-2020.
Serão 99 obras, divididas em temas que compõem a obra desse grande artista: “A alma feminina nas curvas de Lan”, com suas ilustrações das belas mulheres cariocas. ‘Cenas cariocas na irreverência de Lan”, retratando o cotidiano da Cidade Maravilhosa. “O traço musical do mestre Lan”, com ilustrações de personalidades da música. “Lan, um apaixonado pelo futebol”, retratando o universo do esporte preferido dos brasileiros, além da seleção de obras que “Marcaram época”.
O Lan é um dos nossos grandes mestres, e a exposição é uma homenagem a esse artista que  é considerado um dos maiores caricaturistas do Brasil, além de ser uma referência para diversos artistas do traço. Atualmente, Lan é morador do município de Petrópolis.
“Grande observador, artista possuidor de um traço único, vem registrando com grande precisão e alegria, em seus desenhos e caricaturas, a história e o cotidiano da nossa gente. Tendo como marca registrada de sua vasta produção a figura feminina. Nos encontros da vida travamos estreito relacionamento de trabalho e hoje uma fraternal amizade nos une. Registro aqui minha imensa alegria e honra em ser curador dessa mostra, onde mais uma vez trabalhamos juntos, na edição especial de gravuras de muitos de seus desenhos, compondo esta exposição comemorativa de 90 anos de vida e arte do mestre Lan”, afirma Guilherme Rodrigues, curador da Exposição Lan 90 Anos.

Serviço:
Exposição Lan 90 Anos
Abertura: 13 de novembro, às 19h
Visitação: de 14/11/2015 a 28/02/2016
Horário: das 10h às 17h
Palácio Quitandinha
Avenida Joaquim Rolla, nº 2
Informações:  (24) 2245-2020
Grátis - Livre
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: