quinta-feira, junho 25, 2015

Projeto incentiva a leitura na cidade por meio de livros gratuitos


Incentivar a leitura por meio do empréstimo gratuito de livros. Esse é o objetivo do projeto “Livro no Ponto”, promovido pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, e que, desde maio, vem aproximando os frequentadores dos terminais de ônibus em Corrêas e Itaipava desse hábito que nos permite conhecer mundos e ideias, soltar a imaginação, além de melhorar o vocabulário e fixar a grafia correta das palavras.

A instalação dessas bibliotecas públicas nos terminais foi uma iniciativa do prefeito Rubens Bomtempo, idealizada por Renato Ceschini e Naja Calaza, por meio da Fundação de Cultura e Turismo. “Além de democratizar o acesso da população à leitura, o espaço cria um novo e inédito ambiente cultural, à disposição dos milhares de passageiros que circulam diariamente nos terminais de ônibus”, enfatizou o prefeito, convidando a população a conhecer o projeto e desfrutar de tudo o que ele oferece.

“É um projeto muito bom, muito interessante, com fácil acesso, já que está bem no meio do terminal de ônibus. Vi na televisão e, agora que estou aqui, lembrei e vim olhar onde fica. É uma forma de incentivar a leitura e o melhor é que funciona todos os dias”, elogiou Maria Helena Lima da Silva, moradora de Nogueira.

Já Sueli Ribeiro Barbosa, moradora do Castelo São Manoel, falou que vai levar o sobrinho para escolher um livro. “Ele gosta muito de ler, o que é difícil hoje em dia já que as crianças só querem saber de internet. É uma iniciativa boa para as crianças se interessarem mais pelos livros”, acrescentou.

O acervo, já montado, também está sendo enriquecido com doações. São aceitos livros em bom estado, preferencialmente de autoajuda, romances, literatura de lazer, áudiolivros e infantis. Mais de 40 livros novos já foram doados pelos leitores que frequentam os terminais. “O projeto está dando bons resultados porque as pessoas estão levando o livro para casa e também estão trazendo outros para enriquecer o acervo. A gente percebe que as pessoas estão incorporando a ideia, estão vendo que aquilo é parte delas, e além de usufruírem da fonte, estão retroalimentando essa fonte. Isso é maravilhoso”, comentou a presidente da FTCP, Thaís Ferreira.

Alguns autores populares solicitados pelos próprios leitores estão sendo incorporados nos acervos, como Agatha Christie, Clarice Lispector, Machado de Assis, Paulo Coelho e a escritora espírita Zíbia Gasparetto.

Os pontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. São mais de 750 títulos disponíveis em cada um, e o empréstimo é por 15 dias. Para participar basta ir a um dos pontos com documento de identidade e comprovante de residência e preencher uma ficha. No caso de crianças e adolescentes, é necessário ter a autorização dos pais ou responsáveis.

Mais de 320 pessoas já se cadastraram e foram realizados até agora quase 390 empréstimos.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: