sábado, junho 13, 2015

Região Serrana recebe conferências sobre efeitos da economia, política e tecnologia para MPEs

A série de conferências “Macro e microcompetitividade – efeitos da economia, política e tecnologia sobre as micro e pequenas empresas”, promovida pelo Sebrae/RJ por meio do programa Sebrae Inteligência Setorial (www.sebraeinteligenciasetorial.com.br), estreia em Petrópolis na próxima quarta-feira, às 19 horas, no Sebrae Petrópolis (Rua 24 de Maio, 2 – Centro). Ao longo do ano, a ação vai passar por 15 municípios do interior do estado do Rio de Janeiro. 
Na quinta-feira, a conferência será realizada em Teresópolis, na ACIAT - Associação Comercial Industrial e Agrícola de Teresópolis (Avenida José Joaquim de Araújo Regadas, 142 – Várzea), no mesmo horário.
Em três módulos – econômico (câmbio e inflação), político (legislação) e tecnológico (novas tecnologias) –, a conferência, que será ministrada pelo economista e consultor de empresas Augusto Franco, ex-dirigente do Sistema Firjan, vai abordar o impacto – positivo e negativo – de informações estratégicas sobre micro e pequenos negócios.
O objetivo também é apresentar o portal Sebrae Inteligência Setorial aos empresários de micro e pequenas empresas como uma fonte de informação. O programa monitora e oferece gratuitamente informações estratégicas validadas por especialistas sobre os setores de moda, turismo, construção civil, petróleo & gás e alimentos.
Segundo Franco, o excesso de informações e a falta de critérios de seleção de conteúdos podem ser um risco para a estratégica de crescimento dos negócios. “Antigamente a maior dificuldade do mercado era a falta de informação, que provocava incertezas e aumentava a probabilidade de erro na gestão de qualquer empreendimento. Hoje temos um cenário oposto e um novo desafio: a falta capacidade de processamento de tanta informação, principalmente nos pequenos negócios”, afirma.
O consultor adverte que o empresário precisa saber identificar conteúdos que realmente impactem em seu negócio e as fontes de credibilidade. “É fundamental se orientar por meio de informações relevantes e de qualidade. O empresário precisa estar atento às fontes oficiais e especializadas sobre o mercado em que ele atua. A tipicidade do seu mercado pode fazer com que o câmbio, por exemplo, tenha mais ou menos impacto no seu negócio.”
As conferências serão realizadas ainda nas cidades de Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Resende, Valença, Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Angra dos Reis, Cabo Frio, Itaperuna, Três Rios, Duque de Caxias, Barra Mansa e Niterói. As datas e locais serão divulgados gradativamente. Os municípios definidos são aqueles onde há maior interseção dos setores econômicas atualmente atendidos pelo programa.
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: