terça-feira, junho 23, 2015

Consumido sem exagero, o vinho ajuda a prevenir doenças cardiovasculares


Com a chegada do inverno os amantes de um bom vinho comemoram o clima perfeito para saborear novos rótulos. Os tintos são os mais indicados por especialistas para esquentar os dias frios. Mas quem acredita que a bebida ajuda apenas a se manter aquecido, não imagina os benefícios que ela pode promover. De acordo com a nutricionista Daniela Pessôa, estudos comprovam que as propriedades presentes no vinho, ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, enfermidades que levam a um grande número de óbitos no mundo. 

 Mas é importante ressaltar que a bebida deve ser de qualidade e consumida na quantidade adequada. Ela contribui ainda para a redução de lipídeos e colesterol, e também funciona como vasodilatador, reduzindo a pressão sanguínea. Atua também como anticancerígeno e diminui a agregação plaquetária, prevenindo infartos e acidente vascular encefálico. Esses benefícios se devem aos polifenóis, encontrados na casca e na semente da uva. O polifenol mais encontrado nos vinhos tintos é o resveratrol, que traz todos esses benefícios para a saúde, e é um potente agente antioxidante.

Mas essas propriedades encontramos apenas no vinho tinto, que possui cerca de 20 a 50 vezes mais resveratrol que o vinho branco. “Em relação à obesidade, uma substância semelhante ao resveratrol que também é encontrada na casca e sementes das uvas, o piceatannol, inibe o processo de crescimento dos precursores das células adiposas (células de gordura), evitando que se convertam em células maduras e assim impedindo o armazenamento de gordura, evitando a obesidade”, explicou a profissional.

Vinhos tintos podem ser consumidos também por quem pratica exercícios

De acordo com o sommelier Marco Aurélio, para praticantes de atividade física como a corrida, assim como em outras atividades, é recomendável sempre uma alimentação mais regrada. Assim para os apreciadores de vinho também não é diferente, buscando sempre o equilíbrio entre alimentos e vinho, o praticante de atividade física se beneficiará das propriedades encontradas no vinho. 

“Qualquer tipo de vinho pode ser consumido, porém o resveratrol é encontrado e maior quantidade nos vinhos tintos. Porém, devemos lembrar que o consumo excessivo de álcool é prejudicial a saúde, portanto para se beneficiar das propriedades encontradas na bebida o recomendado é não mais do que duas taças de vinho por dia para os homens, e uma taça para as mulheres”, afirmou.

Para o praticante de corrida, Luiz, o hábito não afeta seu desempenho. “É claro que não bebo todos os dias, mas quando estou com vontade não dispenso um bom vinho. Tenho consciência que tudo deve ser consumido com moderação, principalmente quando se trata de bebidas alcoólicas. Mas bebo muito suco de uva, que tem praticamente as mesmas substâncias benéficas. Como trabalho há muito tempo com suplementação, sou fã de exercícios e estudo educação física, tenho o hábito de pesquisar bastantes sobre assuntos do gênero”, afirmou. 

É importante dizer que o consumo de álcool em excesso possui efeito reverso. O que era bom começa a ter efeitos negativos no corpo. Isso porque o álcool é metabolizado pelo corpo como gordura, portanto quanto mais álcool você ingerir, mais lipídios estão no  sangue. O álcool também pode desregular as funções do fígado e impactar a recuperação após uma corrida; isso porque ele é um diurético ligado à desidratação, algo que corredores certamente querem fugir. Por isso, corredores que ingerem vinho o devem fazer sempre acompanhado de água, minimizando assim os efeitos da desidratação.

O sommelier explicou ainda um poco do paradoxo francês com relação a comida acompanhada do vinho. “Se levarmos em consideração o paradoxo francês, onde sua culinária é rica em gordura, utilizando sempre a manteiga na preparação dos pratos, foie gras (fígado de pato/ganso), confit de canard (pato contitado), entre outros, podemos imaginar uma alimentação não saudável, pois certamente são pratos pesados, mas acompanhados de consumo moderado de vinho, que é rico em resveratrol (principalmente os tintos), substância benéfica para nosso organismo, que estimula a produção do bom colesterol (HDL) e diminui o colesterol ruim (LDL). Esta é uma das explicações do paradoxo francês, comida acompanhada de vinho”, avaliou.

Fique atento aos abusos

A palavra chave para se aproveitar os benefícios do vinho é moderação. Uma taça de vinho cinco vezes por semana, combinada com exercícios regulares, tem uma melhora nos níveis de colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares, conforme estudo da Sociedade Europeia de Cardiologia. Além disso, como já citado, a bebida é rica em flavonóides, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, e em resveratrol, que favorece a produção pelo fígado de HDL, o "colesterol bom", e inibe a produção de LDL, o "colesterol ruim".

Não erre na temperatura

Cada tipo de vinho possuiu uma temperatura de serviço ideal, pois se beneficiam desta, realçando assim suas características organolépticas. No caso dos vinhos espumantes o recomendado é entre 6°C e 8°C, já para os vinhos brancos entre 8°C e 10°C, vinhos rosados entre 10°C e 12°C, tintos leves entre 14°C e 16°C e tintos mais encorpados entre 16°C e 18°C”, afirmou o sommelier. 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: