quarta-feira, junho 24, 2015

Paróquias de Petrópolis festejam o Dia de São João


Neste fim de semana diferentes paróquias do município terão eventos para celebrar a festa de São João, comemorada tradicionalmente amanhã. Entre elas estão Sagrado Coração de Jesus, localizada na Montecaseros, São Pedro, localizada em Pedro do Rio, e Igreja Matriz de São João Batista, da Posse, única das três entrevistadas que terá as atividades encerradas hoje, pois no local as comemorações começaram no dia 15 de junho. Uma procissão no centro do distrito e a queima de fogos prometem marcar o encerramento das festividades da região.

No local, os padres Ludemir e Geraldo Jorge atendem os fiéis. Ao longo da outra semana o espaço contou com atrações musicais, parque, barracas com comidas típicas e quadrilha. Amanhã o evento começa com a Missa dos Enfermos, às 10h, seguida às 17h pela Missa do Padroeiro e procissão, show da banda católica Frutos de Medjugorje, tendo à meia-noite uma grande queima de fogos. 

“É um evento muito bonito. Como a paróquia tem muitos fiéis, a festa é bastante movimentada e acaba mobilizando grande parte dos moradores”, afirmou a secretária paroquial da Igreja Matriz de São João Batista, Luana Carvalho. 

Já na Paróquia de São Pedro, em Pedro do Rio, as festividades têm início nesta sexta-feira e terminam na próxima segunda-feira. Os eventos são realizados sempre a partir das 18h. “A festa costuma seguir até a meia-noite e no último dia temos queima de fogos. O evento como um todo traz muita comida típica, apresentação de bandas e quadrilhas e atrai muitas pessoas por ser tradicional. A festa é comorada há 100 anos. A renda é toda revertida para a paróquia e voluntários paroquianos nos dão suporte. No último dia é realizada ainda a Procissão de São Pedro e tem ainda uma missa às 19h30, celebrada pelo Bispo Dom Gregório. Aqui, como acredito que em outros locais, o evento e algo grandioso e de muita devoção por parte dos fiéis. Essa é uma das maiores festas da região”, contou o Padre Carlos. 

Na paróquia do Sagrado Coração de Jesus terá festa nos dias 27 e 28 de junho. No sábado, a festa começa por volta das 15h com missa às 16h45. O evento continua até as 22h. Já no domingo, o local estará a todo vapor a partir das 9h devido à missa e logo depois os fiéis poderão conferir as 12 barraquinhas de comidas típicas, como o bolo de São João, quadrilha e fogueira. “A renda é revertida para a paróquia e todos os colaboradores são frequentadores da igreja. O movimento costuma ser muito bom, até porque devido à Bauernfest as pessoas passam aqui antes e depois seguem para a Festa Alemã”, afirmou a auxiliar de secretaria Elizabeth Rigoni. 

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: