segunda-feira, junho 15, 2015

Túnel da nova subida da serra terá saída de emergência em caso de acidente


A obra de construção de uma nova pista de subida da serra, ligando o Rio a Petrópolis está a todo vapor. Quem passa pelo local, percebe que muita coisa vai mudar nos próximos anos para os usuários da rodovia. Além da construção do túnel de, aproximadamente, 5 Km de extensão, paralelamente está sendo construída a pista de duplicação da descida, os viadutos e estão sendo realizadas as obras de contenções ao longo do trecho. Cerca de 1.500 pessoas estão envolvidas no projeto de execução. Contratualmente, a obra deve ser finalizada em outubro de 2016. Avaliada em R$ 1,1 bilhão, a nova subida da serra começou a ser construída há dois anos.

A nova pista tem como um dos objetivos, diminuir o tempo de viagem entre o Rio e Petrópolis. Além disso, pretende minimizar o número de acidentes que acontece na serra constantemente, gerando engarrafamentos quilométricos e influenciando diretamente na qualidade de vida de petropolitanos que precisam descer e subir diariamente e causando transtornos para turistas e visitantes.

A partir da conclusão do projeto, os usuários vão trafegar em uma pista paralela à de descida até o Km 87,5 da BR-040, onde estará a entrada do túnel. O desemboque será no bairro Duarte da Silveira. Ali, o motorista escolhe se vai continuar na pista sentido Itaipava e Juiz de Fora, ou se vai optar por passar pelo Bingen ou Quitandinha.

Ao todo, serão construídos 23 novos viadutos ao longo da rodovia e, no Belvedere, será instalado um Centro de Controle Operacional para operar o túnel. Mais de 1.700 metros dele já foram escavados. A previsão é de que até o fim do ano, ele já esteja completamente escavado. Apesar da promessa em trazer benefícios para os usuários, existe a preocupação com a segurança, que foi inclusive levantada recentemente pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), que pediu a paralisação das obras até que fosse elaborado um projeto executivo e a realização de uma auditoria de segurança viária e de licitação para seu prosseguimento.

Sobre essa questão, o presidente da Concer, Pedro Jonsson, afirmou que a concessionária está obedecendo as normas de segurança existentes no Brasil e algumas normas internacionais. Ele ressaltou que não existe no país, nenhum túnel dessa magnitude e, por isso, buscou consultores internacionais para auxiliar nesse projeto. Além disso, destacou que o túnel vai contar com equipamentos modernos, será monitorado por câmeras, além de ter sensores de fumaça e odor para eventuais contratempos. Jonsson revelou ainda que serão construídas células de segurança no túnel, ligadas a um acesso subterrâneo, que vai funcionar como uma galeria de escoamento, caso haja algum incêndio, por exemplo, no interior da construção.

Já a realização da obra sem licitação, ele justificou que, quando estava discutindo a necessidade de melhorar a pista de subida da serra, com o Governo Federal, havia três possibilidades: o governo aportar a verba para a construção de uma nova estrada, o aumento do prazo de concessão para a empresa ou aumento de preço no valor do pedágio. Segundo Jonsson, foi o governo que optou pelo aporte. Sendo assim, considerando que houve o contrato de concessões e que está sendo respeitado o de regulação de obras, ele afirmou que a concessionária está dentro da lei, no que diz respeito as intervenções.

Até o momento, o Governo Federal aportou R$ 200 milhões para a obra. Apesar de o contrato prever aditivos, o diretor da Concer, não acredita que será possível consegui-los, levando-se em consideração a atual situação econômica do país.

 

Atual subida, será via alternativa

A responsabilidade pela conservação e preservação da atual pista de subida da serra continua sendo da Concer, mesmo depois da inauguração da nova. Sendo assim, haverá um pedágio para quem optar por trafegar por ela. De acordo com Jonsson foi sugerido ao Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio) que, no local, seja construído uma Estrada Parque, considerada por ele como a melhor alternativa para conservação daquele trecho. Coberta de Mata Atlântica, ela poderá servir também como observatório para alunos de universidades.

Logo após a inauguração da nova pista, a intenção da Concer é realizar intervenções necessárias na estrada atual. Entre as primeiras medidas que serão tomadas, segundo o presidente, estão a de fazer um recapeamento do asfalto e melhorar a sinalização, oferecendo maior conforto para quem optar trafegar por ela. Ao todo, são mais de 20 mil veículos que passam pela atual pista. Com a inauguração da nova, o fluxo que passa por bairros, como o Duques, por exemplo, vai diminuir.

 

Ligação Bingen-Quitandinha é última fase da obra

O anúncio de que a obra de ligação entre o Quitandinha e o Bingen seria antecipada, foi negada pelo presidente da Concer. Segundo ele, não é possível fazer essa intervenção antes de concluir a construção da nova pista de subida. A ligação é um projeto que visa dar mobilidade urbana aos usuários da via, mas para Jonsson é um problema municipal que, inicialmente não fazia parte do contrato, mas foi incluída após conversas com o prefeito Rubens Bomtempo, em 2001.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

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