quarta-feira, junho 17, 2015

Grupo voluntário cadastra doadores de medula óssea


O grupo voluntário Pró Medula está organizando uma caravana de doadores para o Hemocentro, na cidade do Rio de Janeiro, para a coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. O objetivo é ajudar pacientes oncológicos em tratamento. O grupo vai partir num ônibus fretado, no próximo dia 27, sábado. A concentração deve acontecer às 8h, na região central da cidade, de onde o coletivo deve partir para a capital fluminense. 

A campanha é organizada pelo grupo Pró-Medula, para cadastrar doadores de medula óssea e fazer doações de sangue. O processo de cadastro dos doadores é simples. É colhida uma amostra com 8ml de sangue para fazer o mapeamento genético. O cadastro será feito em nível internacional, onde milhões de pacientes estão aguardando uma medula compatível. Desse modo, conforme a amostra for analisada, no caso de encontrar um receptor, o doador será comunicado imediatamente para que seja realizado o transplante. A operação é um processo simples, feito no centro cirúrgico, com anestesia local, e o paciente fica durante algumas horas em observação. Em pouco tempo a medula do paciente é totalmente reposta pelo próprio organismo. "Nossa luta é diária. É um trabalho de formiguinhas. Isso significa que, quanto mais doadores cadastrados tivermos, maiores são as chances de encontrar alguém compatível com quem está na fila aguardando um transplante. São muitas pessoas. Muitas são crianças e a chance de compatibilidade é de uma em um milhão. Por isso precisamos de tantos voluntários", explica a voluntária do projeto Leticia Muniz. 

No caso da doação de medula, quem já participou de alguma campanha do Pró-Medula não precisa se cadastrar novamente. 

As fichas cadastrais dos doadores devem ser atualizadas regularmente para que no caso de um receptor compatível seja realizado o contato para um possível transplante. "É preciso sempre manter o cadastro atualizado no site do Redome para que o doador possa ser encontrado logo que surja um paciente compatível, completa Leticia.

Quem quiser participar da caravana não terá custo nenhum. Basta entrar em contato com os organizadores e verificar se ainda há vaga. Para mais informações basta entrar em contato pelo telefone (24) 99299-4052. 

 

Conheça o Pró-Medula

 

Pró-Medula é uma fundação sem fins lucrativos idealizada para orientar a população sobre a importância de se tornar um doador de medula óssea. Em quase 2 anos de atuação, pode-se observar o aumento expressivo na identificação de doadores compatíveis, assim como o aumento significativo do número de novos cadastros. Nesse período, realizamos oficinas educativas em empresas públicas e privadas, instituições de ensino e igrejas, além de iniciarmos o atendimento médico hematológico, de rastreio e apoio psicológico.

O Pró-Medula tem parceria com o Hemorio na realização de campanhas externas para o cadastro de possíveis doadores de medula óssea. 

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: