quinta-feira, junho 11, 2015

Bairro Siméria recebe dicas de prevenção para chuvas


O bairro Siméria recebeu hoje uma ação de conscientização da Secretaria de Proteção e Defesa Civil. Agentes circularam pela comunidade conversando com moradores e distribuindo panfletos e cartilhas com dicas de prevenção de desastres das chuvas.

A ação foi realizada durante o teste mensal de sirenes. Às 10h, todas as 18 sirenes instaladas em diferentes pontos de Petrópolis foram acionadas remotamente, pela internet, diretamente da sede da Defesa Civil. Para a moradora Emília Machado, que mora há quase 30 anos no local, a medida tomada pela Secretaria é muito positiva para quem vive no bairro. "É muito bom, porque quando a sirene toca a gente fica mais alerta. Na minha casa nem tem risco, mas tem muita gente aí embaixo que quando toca precisa sair de casa e isso ajuda bastante. É muito bom o que a Defesa Civil vem fazendo, espero que consigamos evitar mortes e ter mais segurança”.

Estavam presentes na ação o diretor técnico, Ricardo Branco, e também o tenente-coronel Ramon Camilo, diretor operacional da Defesa Civil de Petrópolis.

Ricardo destacou a importância da sirene na prevenção a desastres.

Antigamente não tinha como avisar a população, era muito complicado. Hoje temos mais essa ferramenta. Tem dado muito resultado. As pessoas ligam, perguntam para a gente o que devem fazer quando a sirene toca. A campanha é para reforçar essa conscientização e falar da importância de prestar atenção nas recomendações da Defesa Civil.

Já fizemos palestras nos Núcleos Comunitários e hoje é o momento para todos que tiverem algum tipo de dúvida esclarecê-las. 

O coronel Camilo, que atua também no Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, falou com os moradores sobre a sirene de alerta para a possibilidade de chuvas, que passou a ser implantada no ano passado. “Desde o ano passado implantamos a sirene de aviso para a possibilidade de chuva, que é quando ainda não está chovendo, ou está chovendo fraco. Funciona da seguinte maneira: recebemos o aviso dos institutos de meteorologia e repassamos à comunidade por meio de alerta de sirenes para que o povo possa ficar atento”, explicou detalhadamente.

A ação durou toda a manhã e centenas de moradores foram conscientizados com a ação. 

Fonte: Tribuna de Petrópolis

 

Nenhum comentário: