sábado, junho 27, 2015

Doações de sangue caem com o frio

Thaciana Ferrante - Devido ao frio e às festividades que começaram a ser realizadas na cidade, o Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa está com um número muito baixo de doadores. A captação caiu drasticamente e 120 voluntários era a média que estava sendo registrada nos últimos dias devido às campanhas de clubes, porém no último domingo esse número caiu para 35. A situação é grave, pois de acordo com a captadora Eliane Azevedo, os acidentes de trânsito, que são frequentes, aumentam no período da Bauernfest, inciada ontem. 
A estimativa do Banco de Sangue é que a baixa chegue a 40%, porém as transfusões continuam sendo realizadas com muita frequência. O Banco de Sangue de Petrópolis realiza 600 transfusões por mês, beneficiando centenas de pessoas e sendo responsável por atender dois hospitais, incluindo o Hospital Santa Teresa, duas unidades de pronto-atendimento (PS) e dois sanatórios. Segundo o captador Alexandre Paladino Bernardes, com a proximidade das férias escolares em julho e as temperaturas mais baixas por conta do inverno, é normal que as doações caiam.
O local atende ainda pacientes do CTO e os acidentados que precisam passar por intervenções cirúrgicas. Por isso, por dia, são necessárias, pelo menos, 60 bolsas de sangue. “Na última semana não recebemos nem 200 doações se somarmos os sete dias e antes estávamos com mais de 100 pessoas por dia. Agora, atendemos no máximo 35 voluntários diariamente”, afirmou Eliane. 
Hoje, a cena no Banco de Sangue era preocupante pois, por volta das 14h30, apenas o supervisor Rodrigo de Oliveira, de 33 anos, doador assíduo, estava presente na sala onde o procedimento é realizado. “Acho importante doar e sempre faço a minha parte. Acredito que o frio não pode ser justificativa para que as pessoas não venham doar, principalmente em datas festivas, onde normalmente ocorrem ainda mais acidentes. Espero que as pessoas voltem a se mobilizar”, afirmou. 

 Tipo sanguíneo O- é muito procurado
Outro problema enfrentado pelo Banco de Sangue, além do pouco número de doadores, é encontrar pessoas que possuam o tipo sanguíneo O-, conhecido por ser doador universal. Isso porque quando chegam vítimas de acidente no Hospital Santa Teresa é comum que sejam realizadas transfusões de sangue utilizando o O-, pois dependendo do caso não dá tempo de descobrir qual é o tipo sanguíneo da pessoa. Por isso, a importância desses voluntários específicos comparecerem ao local.

Saiba como doar
Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento e, quem fez endoscopia, deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.
A unidade funciona todos os dias, de domingo a domingo, das 7h às 18h. Nesta segunda-feira, dia 29, quando se comemora o dia do padroeiro de Petrópolis, São Pedro, feriado na cidade, o Banco funciona normalmente.
O Banco de Sangue oferece estacionamento gratuito para doadores de sangue e transporte para grupo de doadores. Para mais informações sobre a coleta e cuidados para poder se tornar um voluntário, basta ligar para o telefone (24) 2245-2324.
Fonte: Tribuna de Petrópolis 

Nenhum comentário: