segunda-feira, dezembro 22, 2014

Ampla alerta sobre os cuidados com a energia elétrica nas férias

O mês de dezembro é conhecido pelas altas temperaturas do Verão e também por ser um dos mais esperados pela garotada, afinal, é quando começam as férias escolares. As brincadeiras ganham mais espaço no dia a dia, seja em casa ou perto dela, portanto, alguns cuidados básicos em relação à rede elétrica devem ser tomados.

É necessário orientar as crianças sobre os riscos de brincar com pipa perto dos fios da rede elétrica e é importante também evitar sempre ligar muitos equipamentos em uma mesma tomada, principalmente quando a casa não tem ninguém, pois tal procedimento pode causar sobrecarga e curto-circuito.

O computador deve receber atenção especial dos pais, pois apesar de estar preparado para funcionar durante horas e até dias, é importante desligá-lo, inclusive o estabilizador, em caso de viagem. Nas pequenas pausas, desligar o monitor conta e muito na hora de economizar energia, pois é responsável por 70% do consumo! As crianças, que costumam assistir a desenhos animados ou filmes antes de dormir, quando então pegam no sono, continuam com a televisão ligada e, a energia, sendo consumida. A dica nesse caso seria colocar, quando possível, temporizador para o desligamento automático da televisão.

Antes de sair pra viajar, deve-se apagar todas as luzes, desconectar antenas de televisão, cabos de telefone e provedores de internet, além de desconectar da tomada os equipamentos que não são de uso contínuo, pois, sem retirar os aparelhos da tomada, pode causar uma sobretensão elétrica provocada pela incidência de raios. A sobretensão provocada pela incidência de raios, mesmo que distantes do local, é propagada pela rede de distribuição de energia e entra na residência pelos cabos que ligam a instalação à rede pública, chegando às tomadas e queimando os aparelhos mais sensíveis, mesmo que não estejam em funcionamento (stand by). Em casos críticos, a queima dos equipamentos pode provocar incêndios e se propagar para o restante do imóvel.
Fonte: Diário de Petrópolis

Nenhum comentário: