segunda-feira, dezembro 01, 2014

Campanha de multivacinação prorrogada até dia 12 de dezembro

Os pais petropolitanos aproveitaram o sábado para colocar a carteirinha de vacinação dos filhos menores de cinco anos em dia. Treze unidades de saúde de Petrópolis ficaram abertas durante todo o dia com o objetivo de imunizar 95% do público-alvo, cerca de 17 mil crianças. A campanha que começou no dia 8 de novembro já ministrou mais de 12 mil doses e continuará atendendo a população até o dia 12 de dezembro. Os pais que tiverem dúvidas podem entrar em contato com os profissionais do Centro de Saúde através do telefone 2237-3616 e podem falar com os agentes do setor de epidemiologia no número 2246-6796.
A campanha conta com doses de vacina contra a pólio (que protege contra a paralisia infantil), a triviral (sarampo, rubéola e caxumba) e a tetraviral (sarampo, rubéola, caxambu e varicela). Todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos devem ser imunizadas. Durante toda a semana, os postos que contam com sala de vacina também estão abertos para atender a população. No Centro de Saúde Coletiva, localizado na Rua Santos Dumont, no Centro da cidade, aproximadamente 500 crianças foram vacinadas.
 “Esperávamos um movimento maior, mas, acreditamos que muitas pessoas não sabiam que os postos estariam abertos hoje. O importante é lembrar que até o dia 12 os pais podem levar os filhos até uma das unidades de saúde para vacinar os filhos”, contou Helder Lattanzi, 48 anos, enfermeiro.
De acordo com dados do setor, neste ano foram registrados 400 casos de sarampo no Brasil, sendo dois no Rio de Janeiro. Em Petrópolis, não há registro desde 1997. “É importante que todas as crianças sejam vacinadas para mantermos o Brasil livre da pólio e erradicarmos de vez o sarampo”, ressaltou a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria de Saúde Elisabeth Cavalcanti.
Para Mônica Vieira, 28 anos, que vacinou o filho de dois anos, as campanhas são importantes para toda a população. “É uma forma de nos mantermos longe das doenças e isso afeta todos. O pediatra sempre orienta a trazer o meu filho e eu não fujo dessa obrigação. É importante pra ele e para mim. Sempre busco informações sobre essas campanhas”, contou.
Colocar a carteira da filha Isabelle, de 4 anos em dia era o objetivo de Amanda Maria Ferreira, 31 anos. “Temos que previnir, existem muitas doenças que podem afetar a saúde das nossas crianças. É obrigação dos pais participar dessas campanhas. Eu sempre trago a carterinha para ver o que está faltando e corro atrás das vacinas”.
Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: