sexta-feira, dezembro 05, 2014

Campanha Papai Noel dos Correios já conta com 577 crianças

Mais de 577 crianças da Campanha Papai Noel dos Correios, foram adotadas. Já das 146 cartas enviadas por crianças da sociedade petropolitana, apenas 100 receberam padrinhos. Apesar da maior parte dos pequenos terem sido apadrinhados, a maior parte dos brinquedos ainda não foi entregue, deixando a equipe dos Correios apreensivos.
Do total de 677 cartinhas adotadas ainda faltam ser entregues 435 presentes, sendo que os 100 itens da sociedade petropolitana só podem ser levados para a sede dos Correios localizada no Rio de Janeiro. Além disso, o prazo para a distribuição dos presentes está curto, isso porque no dia dez deste mês precisam ser levados 320 presentes para os alunos de uma das escolas.
Já no dia 11 mais 70 brinquedos tem que ser levados para outra instituição de ensino, assim como no dia 12 sendo 133 presentes e no dia 15 54 presentes.
“Só 142 brinquedos foram entregues e o nosso tempo está esgotando! É importante que os padrinhos se antecipem para que nenhuma criança fique sem receber o presente. Para evitar isso também já acionamos a nossa lista de espera para que outros padrinhos possam comprar e entregar os itens que ainda estão faltando”, afirmou a gerente da agência central dos Correios de Petrópolis, Gleiciene Henriques.
Ao contrário de 2013, ocasião em que vários pedidos incluíam notebooks e celulares por exemplo, presentes considerados mais difíceis de serem apadrinhados, esse ano os alunos foram orientados pelas professoras a escolherem itens mais baratos. “As tias foram muito compreensivas e explicaram para os pequenos que o Papais Noel tem muitos presentes para entregar e por isso era necessária a escolha de produtos mais em conta. Então tivemos como principais escolhas bonecas, barbies, bolas de futebol de couro, e bonecos personagens de desenhos animados”, explicou a agente de correios Raquel Dias Macedo.
Quem adotou uma a cartinha se diz satisfeito com a iniciativa. “É muito bom poder ajudar mesmo que de forma tão tímida. Essa é a segunda vez que participo e fico realmente muito satisfeita. O meu apadrinhado pediu um skate e por isso comprei um bem legal para que ele se divirta bastante”, relatou a estudante Ana Carolina Amaral.

Entenda a Campanha
A ação ocorre há 24 anos, em 34 pontos de apadrinhamento de diversos municípios do Brasil. Em 2013, as 923 crianças foram atendidas com 1.003 presentes, isso porque alguns pediram mais de um item. Um levantamento do mesmo ano, apontou que nos três anos anteriores foram enviadas 3,4 milhões de correspondências ao Papai Noel, 2 milhões estavam de acordo com os critérios estabelecidos, e 75% delas foram atendidas.
As cartas de crianças carentes da cidade com os pedidos de presentes são recolhidas e selecionadas pela agência de Petrópolis. A triagem das unidades de ensino atendidas são feitas com base nos dados disponibilizados pela secretaria de educação aos Correios. Para facilitar a entrega dos presentes e preservar a identidade dos padrinhos e das famílias beneficiadas, foram estabelecidas parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças até o 5° ano do ensino fundamental, que se encontram em vulnerabilidade social.
Em 2012, 540 crianças de quatro escolas de Petrópolis, e da sociedade, enviaram uma cartinha para o Papai Noel dos Correios. Na ocasião todas também foram atendidas. Realizar a campanha só é possível graças a ajuda dos cerca de 120 mil funcionários dos Correios e da participação dos padrinhos. A ação começou de forma espontânea entre os próprios empregados, que adotaram voluntariamente as cartas. O projeto atende por ano, cerca de 3 mil escolas em todo o brasil. É importante ressaltar que quando a campanha começar, os presentes devem ser novos, atender as solicitações de cada criança e entregues devidamente embalados/acondicionados para o transporte postal. Mais informações pelo telefone: 2242-1447.

Fonte: Tribuna de Petrópolis

Nenhum comentário: